Para Gustavo Dieamant, diretor de pesquisa e desenvolvimento no Grupo Boticário, aplicativos de realidade aumentada ou ferramentas digitais que aprimoram a jornada de compra do consumidor não são o futuro da indústria de cosméticos. Elas já são o presente. “A utilização da inteligência artificial fará cada vez mais parte do setor da beleza, atendendo a demandas de clientes e marcas e proporcionando ainda mais agilidade e assertividade”.

Batom inteligente

Foi a partir dessa tecnologia que o grupo desenvolveu, em parceria com o centro de inovação Cesar, o protótipo do primeiro “batom inteligente” do mercado. O dispositivo eletrônico, ainda em teste, permitirá a aplicação automática de batons por pessoas com deficiência visual ou nos membros superiores, sem borrar e respeitando o contorno dos lábios.

Por meio de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio de cada usuário e enviará as coordenadas para a aplicação precisa do batom escolhido. “Entendemos que nosso papel é contribuir para uma sociedade mais inclusiva, por isso trabalhamos para que todos possam ter acessos aos nossos itens”, afirma Dieamant.

Análise da pele com ferramenta digital

Para facilitar o acesso dos consumidores a sua nova e ampla linha de skincare, a Hinode criou uma a ferramenta digital de análise da pele. “Em Routine Dermo, entregamos soluções completas para os cuidados faciais. Ter essa ferramenta que identifica as necessidades de cada pele era o caminho ideal para sugerirmos uma rotina personalizada de cuidados e a escolha correta dos produtos”, diz Erica Pagano, vice-presidente de inovação e branding do Hinode Group.

A empresa, que recebeu recentemente o prêmio “Trendsetter” do Instagram por um filtro de batons lançado há cerca de um ano, acaba de apresentar um “espelho virtual”, que permite que usuárias testem as maquiagens da marca Dazzle. “Essas experiências têm sido muito positivas, com alto número de usuários acessando as ferramentas, o que ressalta ainda mais como são úteis”, comenta Pagano.

Realidade aumentada

A Maybelline New York, marca do Grupo L’Oréal e líder de maquiagem no e-commerce massivo, fechou acordo com o marketplace Shopee para introduzir um dispositivo de realidade aumentada. “Os usuários podem experimentar digitalmente diferentes tons de batons Matte Ink, além das bases Fit Me e Super Stay e máscaras de cílios, precisando apenas do aplicativo do Shopee e de uma câmera frontal em um dispositivo móvel”, explica a diretora geral no Brasil Maria Belen Torrens.

O “Provador de Beleza” foi desenvolvido pela Modiface, especialista em inteligência artificial para beleza que foi adquirida pela L’Oréal em 2018. “Internacionalmente, a ferramenta já conta com 5.8 milhões de visitas e uma taxa de 70% de conversão nas compras. No Brasil, estimamos que a conversão seja duas vezes maior que a atual”, revela a executiva.

Utilizando realidade aumentada e mini tutoriais de maquiagem ou cuidados, o aplicativo Be Beleza Tech foi lançado em julho de 2021 para conectar marcas e consumidores. O usuário escolhe uma “aula”, como “delineado gatinho”, e utiliza a câmera frontal do seu celular para ver na tela as marcações de onde aplicar cada produto. Ao mesmo tempo, um profissional de beleza mostra em vídeo o passo a passo do procedimento. O aplicativo indica a compra dos produtos e acessórios adequados para a tarefa.

Estamos firmando parcerias com marcas que já estejam em busca de formas de inovar a experiência de seus consumidores, construindo soluções a quatro mãos. Entregamos uma jornada capaz de gerar engajamento com a marca e tráfego qualificado para seus canais digitais”, afirma a CEO Carolina Habeyche.

Experimentação de fragrâncias

Outra novidade é o B-Scent, dispositivo criado pela startup Noar para ajudar os representantes da BASF a mostrar as diversas fragrâncias usadas nas indústrias de perfumaria, higiene pessoal e limpeza doméstica.

Acionado por um aplicativo, o aparelho — uma variação do Multiscent lançado em 2020 — libera a fragrância escolhida no ar sem deixar resíduos, possibilitando que diversas fragrâncias sejam testadas em sequência, sem que uma interfira na outra e de uma forma mais moderna que os frascos de amostras.

Com espaço para 20 cartuchos, que podem disparar até 100 vezes cada, ele permite o acesso ao nosso portfólio, trazendo combinações de aplicações de cada fragrância e informações técnicas sobre o produto, além de proporcionar mais segurança nas escolhas de nossos clientes”, diz Yasmin Muniz, responsável por aromas e fragrâncias da BASF América do Sul.