Com a chegada do verão no Brasil, crescem nas prateleiras as opções de produtos desenvolvidos para impedir que os cabelos sejam danificados pelo trio de vilões da temporada: o sol, o sal do mar e o cloro da piscina.

O sol age de forma silenciosa, oxidando a cor e degradando a queratina, que é a estrutura de força do cabelo. O sal do mar, quando seca no fio, forma microcristais que agem como pequenas lentes de aumento sob o sol, potencializando a desidratação. Já o cloro é um agente químico agressivo que retira a oleosidade protetora, deixando o fio vulnerável e podendo alterar o tom de cabelos coloridos ou descoloridos. Quando eles agem juntos, o resultado é o enfraquecimento da fibra, gerando ressecamento, quebra dos fios e diminuição do brilho natural”, explica Caroline Vital, diretora da Kérastase no Brasil.

A marca francesa do Grupo L’Oréal trouxe para mercado brasileiro a nova versão da linha Soleil, que combina água de coco, vitamina E e filtro UV, sendo um ecossistema completo de cuidado antes, durante e depois da exposição às agressões do verão, segundo Vital. “Embora o pico de procura ocorra naturalmente entre dezembro e março, período de férias e verão no Brasil, não enxergamos Soleil como uma linha exclusivamente sazonal.

Brasil é um dos países com maior índice de irradiação solar no mundo

É isso o que a indústria de haircare quer reforçar no Brasil, país com um dos maiores índices de irradiação solar no mundo. “Em um país tropical, onde a incidência de raios UV é alta durante todo o ano, produtos capilares com filtro solar e proposta de tratamento contínuo atendem a uma necessidade real do clima e do estilo de vida brasileiro”, diz Thuany Oliveira, especialista de produto da Widi Care.

A marca carioca de cuidados capilares lançou Lá Vem o Sol, linha desenvolvida para minimizar os danos causados pelo já mencionado trio de vilões, além de baixa umidade e suor excessivo. “Apresentamos uma combinação poderosa de ativos. O óleo de girassol tem ação antioxidante, as manteigas de cupuaçu e pracaxi fortalecem a barreira cuticular e proporcionam hidratação profunda e reposição lipídica, já a proteína do arroz, auxilia na reconstrução da massa capilar perdida e age como protetor térmico. Além disso, toda a linha conta com filtro solar, garantindo proteção diária completa aos fios.

Filtro solar cria camada de proteção ao redor dos fios, evitando perda de água

A Amend se antecipou à temporada de verão e apresentou na Beauty Fair 2025 o Filtro Solar para Cabelos Essencial. “O fio é composto por diversos elementos, entre eles os aminoácidos, que têm tamanhos e funções diferentes. Um dos principais é o triptofano, responsável por ajudar na retenção de água no cabelo. Quando há exposição direta ao sol, essa água evapora, o que faz com que as cutículas se abram e o fio perca hidratação, ficando mais vulnerável. O filtro atua formando uma camada de proteção ao redor do cabelo, preservando a água dentro do fio e mantendo a estrutura mais equilibrada”, afirma a coordenadora técnica Neves Cruz.

Ela diz que, historicamente, esse tipo de produto tende a ganhar mais destaque no verão. “No entanto, a nossa expectativa é que ele deixe de ser visto como um item apenas sazonal. A tendência é de que o filtro solar capilar siga o mesmo caminho do protetor solar para a pele, passando de um uso pontual para um hábito diário de cuidado.

O Spray Protetor Sol, Mar e Piscina acaba de ser lançado pela Lacan Cosméticos com essa mesma expectativa de consumo ao longo de todo o ano. Formulado com água de coco, aminoácidos essenciais, pró-vitaminas e um blend de silicones nobres, o produto promete manter a hidratação, disciplina e brilho, além de oferecer ação antioxidante e termoproteção, sem pesar, segundo Caio Meira, gerente de marketing da marca.

Para a diretora da Kérastase, com o aumento da conscientização sobre o skinification, tratando o cabelo com o mesmo rigor que tratamos a pele, a proteção solar capilar deixará de ser um “luxo de férias” para se tornar uma etapa necessária de saúde. “Produtos que oferecem essa defesa multifuncional tendem a ocupar um espaço cada vez mais definitivo nas prateleiras e nas rotinas diárias.