A parceria firmada em 2024 entre a L’Oréal, gigante francesa do setor de cosméticos, e a Timeline, empresa suíça de biotecnologia, está prestes a mostrar resultados concretos, com o lançamento de uma linha de cuidados da pele com assinatura da Lancôme. Essa marca de luxo do grupo francês pretende apresentar no mês que vem, por ocasião do Congresso anual da Academia Americana de Dermatologia (AAD), realizado de 27 a 29 de março de 2026 em Denver, Colorado, um produto revolucionário em matéria de longevidade cutânea.

Redinamizar a mitocôndria

A nova linha de produtos da Lancôme foi elaborada a partir de uma forma altamente purificada de Urolithine A, desenvolvida pela Timeline e denominada Mitopure. Apresentada como um pós-biótico capaz de redinamizar as mitocôndrias (estruturas que funcionam como centrais energéticas das células), graças a um mecanismo de renovação conhecido como mitofagia, a Mitopure exigiu mais de 15 anos de pesquisas e um investimento de 50 milhões de euros em P&D.

Para criar essa inovadora linha de cuidados da pele, a Lancôme associou a Mitopure a compostos exclusivos desenvolvidos pela marca. Os produtos foram elaborados de forma a agir na idade biológica visível da pele, proporcionando, segundo a Lancôme, benefícios clinicamente comprovados em matéria de longevidade cutânea.

Essa é a primeira vez em que a Mitopure está presente em um produto comercializado mundialmente por uma grande marca do setor de beleza.

"Nosso objetivo é mudar a visão que costumamos ter do envelhecimento, utilizando uma tecnologia de ponta para restaurar a vitalidade celular e oferecer às mulheres uma nova perspectiva sobre a trajetória da pele ao longo da vida", explica Vania Lacascade, Presidente mundial da marca Lancôme.

Visão holística com base científica

Para a Lancôme, a parceria com a Timeline é o resultado lógico de um longo processo que busca posicionar a empresa na vanguarda da longevidade cutânea.

"O objetivo não é mais disfarçar os vestígios deixados no rosto pelo tempo, mas identificar os mecanismos biológicos fundamentais, a fim de preservar e restaurar a saúde da pele", ressalta a marca do grupo L’Oréal.

O novo produto vem na esteira do lançamento pela Lancôme, em 2025, do creme Absolue Longevity The Soft Cream, enriquecido com Absolue PDRN, substância em fase de patenteamento que promete estimular o metabolismo de longevidade celular.

Ele atua em sinergia com o Cell BioPrint, solução de análise cutânea "lab-on-chip", desenvolvida em parceria com a startup coreana NanoEnTek, que, a partir da identificação de biomarcadores proteicos da superfície cutânea, determina a idade biológica da pele.

"Com a descodificação dos mecanismos biológicos fundamentais do envelhecimento cutâneo, estamos inaugurando uma nova era científica em que a beleza é uma noção proativa", continua Vania Lacascade.

Além da L’Oréal, a Nestlé Health Science também consta da lista de empresas que estão investindo na Timeline. A empresa já registrou mais de 50 patentes até hoje no mundo.