Para a L’Oréal, gigante do setor de cosméticos, a Beauty Tech tornou-se parte integrante de suas atividades. Mobilizando mais de 5.900 colaboradores, ela abrange mais de 800 serviços on-line que, ao todo, foram utilizados 40 milhões de vezes em 2022.

Entre as novidades apresentadas pela L’Oréal na edição 2023 do salão VivaTech, destacam-se as soluções inclusivas em matéria de Beauty Tech, como o Hapta, da Lancôme: criado com o objetivo de ajudar pessoas com mobilidade reduzida a se maquiar, esse dispositivo já havia dado o que falar no salão CES de Las Vegas no início do ano. Outro destaque foram as ferramentas de diagnóstico e coaching, como o Spotscan (La Roche-Posay), o Meta Profiler (Giorgio Armani) e o K-Scan (Kérastase), bem como as soluções personalizadas na área de Beauty Tech, incluindo o 3D shu:brow (shu uemura), que permite maquiar as sobrancelhas em casa e obter o efeito de um trabalho profissional, o Colorsonic (L’Oréal Paris), para tingir os cabelos em casa de forma segura e uniforme, e o aplicativo Maybelline Beauty App, que promete renovar totalmente o visual. Por fim, as soluções sustentáveis no universo da Beauty Tech, como o Water Saver, da L’Oréal Professionnel, que desde seu lançamento, em 2021, já contribuiu para economizar mais de 42 milhões de litros de água.

Quatro novidades em foco

Quatro inovações merecem uma atenção toda especial:

Shu Uemura: stickers figitais
Com inspiração na caligrafia japonesa e usando a mais recente tecnologia NFC, os adesivos figitais da Shu Uemura aliam recursos físicos e digitais para proporcionar uma nova experiência de beleza. Basta que o consumidor escolha e escaneie um sticker da Shu Uemura para usá-lo com o Snapchat: graças à tecnologia de reconhecimento facial, esse aplicativo gera uma experiência de realidade aumentada com base em temas de design japonês, melhorando a aparência do usuário mediante o uso de lentes antirreflexo.

Kérastase: K-Scan
Com o uso de inteligência artificial, esta câmera inteligente e portátil escaneia e efetua um diagnóstico preciso do couro cabeludo e dos fios, evidenciando o estado de saúde capilar dos clientes. O K-SCAN utiliza três tipos de luz (branca, polarizada cruzada e ultravioleta), a fim de analisar qualquer tipo de cabelo e de couro cabeludo, fornecendo aos cabeleireiros informações preciosas que permitem definir o melhor tratamento e acompanhar os resultados.

Giorgio Armani: Meta Profiler
Com o serviço Meta Profiler da Giorgio Armani, o cliente pode ir a uma loja de produtos de beleza e solicitar uma análise personalizada da pele. Com base nesse diagnóstico, que fica pronto em apenas dez minutos, o cliente recebe uma proposta de rotina de cuidados Crema Nera desenvolvida sob medida, e associada a um ritual personalizado de automassagem para ajudar a definir o contorno do rosto.

La Roche-Posay: Spotscan
Desenvolvida em colaboração com dermatologistas especializados, essa ferramenta gratuita de diagnóstico, destinada a pessoas com problema de acne, recebeu o aval de um estudo clínico. A partir de três selfies, o Spotscan analisa e avalia as imperfeições cutâneas, a fim de recomendar uma rotina personalizada de produtos La Roche-Posay. Voltada especificamente para adolescentes e jovens adultos, o Spotscan não dispensa a consulta com um dermatologista, mas é um primeiro passo importante para compreender o estado da pele.