Um lápis cosmético mecânico recarregável é a mais recente inovação lançada pela Faber-Castell Cosmetics em matéria de embalagem sustentável. Apresentado durante o último salão Cosmopack, realizado no mês de março em Bolonha, na Itália, ele ainda está em fase de industrialização. A nova solução foi desenvolvida com o objetivo de reduzir o volume de resíduos e potencializar o valor do produto.

"Embora os lápis de madeira sejam um segmento importante e muito apreciado pelos maquiadores profissionais, os lápis mecânicos de plástico são uma categoria essencial para a Faber-Castell Cosmetics: esse formato faz muito sucesso entre as consumidoras em razão de sua praticidade e por facilitar a aplicação da maquiagem. Por isso, consideramos que era fundamental reduzir a pegada ambiental desse produto", declarou Dagmar Chlosta, presidente da marca, ao site Premium Beauty News.

A novidade é muito fácil de usar: basta retirar o cartucho quando o produto chegar ao fim ou caso o consumidor queira mudar a cor ou a região em que deseja aplicar o produto.

O lápis com sistema de refil foi apresentado em duas texturas, ambas veganas e clean, adaptadas para a maquiagem dos lábios, dos olhos ou das sobrancelhas.

Durante o salão Cosmopack 2023, a Faber-Castell Cosmetics apresentou também uma nova linha de lápis cosméticos de madeira que oferecem alto desempenho, destinados a delinear olhos, lábios e sobrancelhas.

"Na esteira do lançamento dos lápis de madeira herméticos com certificação PEFC, queríamos criar uma linha de produtos que oferecesse um excelente efeito de cor e uma grande suavidade. Alguns aditivos, como pó de caroço de azeitona reciclado e óleo de abacate orgânico reciclado conferem à fórmula uma consistência cremosa e macia, adaptada a todos os tipos de aplicação", explica Claudia Heinig, diretora de Marketing.

Segundo a marca, os lápis de madeira já estão disponíveis em diversos comprimentos e com diferentes virolas.

Tanto o lápis cosmético mecânico recarregável como a linha de lápis em madeira com alto desempenho são parte integrante da nova coleção Protopia, da Faber-Castell Cosmetics.

Criado pelo jornalista e editor americano Kevin Kelly, o conceito Protapia baseia-se na convicção de que é "possível tornar o mundo um pouco melhor, simplesmente dando um passo de cada vez".

Segundo a Faber-Castell, no universo dos cosméticos isso pode se traduzir na escolha de produtos com um design que busque reduzir o volume de resíduos e utilizar os recursos naturais de maneira mais responsável.