Com 2.984 expositores (+11% em relação a 2022) e mais de 250 mil visitantes, a edição 2023 do salão Cosmoprof Worldwide Bologna registrou um nível de público equivalente ao de 2018 e não ficou muito longe do recorde de 2019, ano anterior à pandemia, quando o evento acolheu mais de 265 mil visitantes.

"Mais uma vez, o Cosmoprof se posiciona como a vitrine de referência da indústria no plano internacional", comemora Gianpiero Calzolari, presidente da BolognaFiere.

A volta de operadoras provenientes da China e de Taiwan contribuiu amplamente para o sucesso do evento, oferecendo um espaço para que as empresas e os fabricantes novamente dialogassem sobre projetos e colaborações com mercados e fornecedores que atuam como peças-chave do comércio mundial. Isso ficou ainda mais evidente no Cosmopack, parte do salão dedicada aos fornecedores.

"Depois de tantos anos com as fronteiras chinesas fechadas em razão da pandemia, era muito importante para nós retomar as relações com clientes internacionais", explica Johnney Woo, CEO da Beauty Yaurient, fabricante chinês de aplicadores e acessórios de beleza. Ao longo de 2023, a empresa pretende participar de muitos outros salões, como Beautyworld Japan em maio, MakeUp in Paris em junho, MakeUp in New York em setembro e Cosmoprof Asia em novembro, em Hong Kong.

A Beauty Yaurient aproveitou sua presença no salão para apresentar uma série de novidades em sua carteira de pincéis para maquiagem, destacando-se o uso de materiais naturais (madeira ou materiais orgânicos compósitos), técnicas de montagem sem cola e pincéis desmontáveis com cabo e férula de bambu.

Esse mesmo desejo de reconexão com os mercados internacionais foi o que levou a Epopack a participar do evento em Bolonha. A empresa, originária de Taiwan, expôs uma nova coleção de conta-gotas fabricados em PET com bulbo em borracha NBR, que já haviam sido apresentados no mês passado no salão Luxe Pack Los Angeles.

Por sua vez, a Hangzhou Ebei Industry Co., Ltd. causou sensação com o Angled Essence Dropper Bottle, conta-gotas extremamente original que, com seu ângulo em viés de 45 graus, pode ser inclinado a fim de facilitar a utilização do produto quando o recipiente está praticamente vazio. O inovador design desse componente foi contemplado com um prêmio Cosmopack Award.

Outra inovação premiada foi a embalagem de rímel inteiramente em alumínio apresentada pelo fabricante sino-italiano MYC Packaging Innovation. Associando luxo e sustentabilidade, o rímel Metallica pode ser fabricado com todos os componentes em alumínio PIR e PCR, possibilitando sua reciclagem indefinidamente.

De maneira geral, mais uma vez a sustentabilidade foi um dos destaques do salão, assim como a capacidade de produzir e entregar, com agilidade, fórmulas, embalagens e produtos prontos para a comercialização, sempre acompanhando as últimas tendências.

E por falar em sustentabilidade, a Geka ganhou a admiração dos visitantes ao apresentar sua gama de fibras para pincel de rímel fabricadas com material reciclado pós-consumo (PCR), além de uma tecnologia de decoração que não requer película nem tinta adicional – um processo inédito para o qual a empresa obteve o registro de patente.

A Faber-Castell Cosmetics também inovou em matéria de preservação ambiental, apresentando o Protopia, lápis cosmético mecânico que pode ser recarregado.

Esse é um panorama global do evento, no qual citamos apenas alguns exemplos. Em breve, voltaremos com informações mais detalhadas sobre as muitas novidades e inovações apresentadas durante o salão Cosmoprof Worldwide Bologna.