Não seria de surpreender que, em razão da crescente exigência de higiene imposta pela pandemia de covid-19, os espelhos inteligentes acabem se tornando itens essenciais nas lojas de beleza. Um timing perfeito para o fabricante japonês AGC e seu recém-lançado Mirroria que, além de oferecer a possibilidade de experimentar virtualmente produtos de maquiagem, disponibiliza conselhos elaborados por profissionais experientes.

Revolucionar a experiência de compra

Para as lojas, a vantagem desse tipo de inovação é que as consumidoras podem testar a maquiagem sem que seja necessário manipular os produtos ou interagir fisicamente com outras pessoas, criando assim uma experiência de compra inédita.

Durante o período de isolamento social, marcas e fabricantes dos mais diversos horizontes precisaram dar provas de muita criatividade para desenvolver ferramentas que levassem à casa do consumidor serviços idênticos aos que, até então, só eram oferecidos nas lojas. Como resultado, o universo da beleza assistiu à chegada de uma constelação de aplicativos inteiramente dedicados à coloração capilar ou à maquiagem virtual, para grande alívio de homens e mulheres impossibilitados de testar os produtos durante a quarentena.

Até mesmo o mundo dos perfumes vem se aventurando em novas experiências digitais, a exemplo da solução Multiscent 20, da startup brasileira Noar, adotada pela Natura em sua nova loja conceito figital de São Paulo.

Conselhos virtuais e imagem de alta qualidade

Quer estejamos falando do Magic Mirror da Meitu ou de soluções de realidade virtual YouCam desenvolvidas pela Perfect Corp, os testes virtuais já são parte integrante do universo da maquiagem. Dando um passo adiante nesse novo caminho, o fabricante japonês AGC acaba de lançar um espelho inteligente que, disponibilizado em lojas de departamento ou no varejo de cosméticos, tem tudo para revolucionar a experiência de compra.

Com o nome de Mirroria, a ferramenta utiliza inteligência artificial para oferecer aos usuários conselhos virtuais elaborados por profissionais do setor. Concretamente, o objeto tem a forma de um espelho clássico, posicionado sobre um monitor integrado. A ferramenta utiliza uma tecnologia óptica para refletir a luz, dispensando a presença de película metálica.

É justamente esse detalhe que o diferencia de outros espelhos inteligentes, segundo informou um representante da AGC ao jornal Nikkei Asia, explicando que a técnica objetiva conferir mais nitidez à imagem apresentada no espelho e na tela. Mediante a integração com aplicativos específicos, o espelho pode também ser usado para testar qualquer tipo de maquiagem, de forma que o usuário possa avaliar virtualmente o resultado antes de concretizar a compra.

Segundo o jornal japonês Nikkei Asia, a inovação, idealizada para reduzir o contato direto entre o público e os consultores de beleza nesse período de pandemia, deverá ser comercializada a partir do primeiro semestre de 2021.

Mercado em plena expansão

De acordo com especialistas, o mercado de espelhos inteligentes vem ganhando importância considerável e deverá registrar entre 12% e 14% de crescimento anual composto até 2025. Sem dúvida alguma, a ferramenta vai reforçar a longa lista de inovações na área de cosméticos que as lojas especializadas vêm adotando, principalmente pelo fato de os espelhos inteligentes oferecerem um potencial de aplicação extremamente amplo.

Com base nas inovações apresentadas nas edições 2019 e 2020 do CES de Las Vegas, é provável que os espelhos inteligentes, depois de conquistarem o segmento de maquiagem, sejam cada vez mais usados para escolher a cor dos cabelos, de lentes de contato ou até de tatuagens.