A Natura inaugurou uma loja conceito na Rua Oscar Freire, em São Paulo, ali na mesma rua onde a fabricante de cosméticos brasileira iniciou sua operação há 51 anos. A nova loja chega ao mercado quatro anos após o retorno da Natura ao varejo e faz parte da transformação das lojas próprias da fabricante brasileira, para oferecer mais experimentação e impulsionar vendas.

Onde a empresa começou

A Natura foi criada em 1969, quando Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut. Meses depois, a empresa passa a se chamar Natura e, em 1970, abriu uma pequena loja em São Paulo, na rua que hoje concentra lojas de grife e espaços que servem como vitrine de grandes marcas.

Com cinco décadas de história, agora a Natura volta à rua onde tudo começou para oferecer ao consumidor uma nova experiência de varejo "phygital", termo em inglês para indicar espaços físicos que fazem conexão com experiência virtual.

“Retornar à rua Oscar Freire tem muito significado para a marca. A Natura praticamente nasceu neste endereço paulistano e, a partir dele, surgiu nosso modelo de venda por relações”, afirma Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co.

Nova experiência de varejo

A loja foi desenvolvida pelo renomado escritório de arquitetura METRO para ser uma mescla entre galeria de arte e local de compras.

"É uma loja em movimento que oferece conteúdo relevante para o público dentro da lógica de reinvenção do varejo, em que a experiência e a conveniência do consumidor são o foco", argumenta Paula Andrade. A executiva afirma que o espaço visa estabelecer uma forte conexão entre as possibilidades oferecidas pelo digital e o real.

O público poderá experimentar produtos da perfumaria da Natura pela solução digital perfum.Ar, viajar para uma comunidade da Amazônia com os óculos de realidade virtual biodegradável, medir a hidratação da pele, analisar o fio de cabelo ou personalizar presentes no Gift Studio. A oferta de opções de presentes, com foco nas linhas de perfumaria, cuidados pessoais e em produtos de marcas icônicas da Natura, como Ekos, Chronos e Mamãe e Bebê, são destaques do novo endereço.

Um ponto de coleta logística reversa está disponível na nova loja para contribuir com a diminuição do impacto ambiental gerado pelo despejo inadequado de embalagens. A cada cinco embalagens vazias retornadas das marcas o grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop), os clientes receberão um novo produto Natura.

A loja também traz trocador de fraldas oferecido pela marca Mamãe e Bebê, estúdio de maquiagem com espelho virtual e espaço de café em meio à natureza que terá parceria no mês de dezembro com a marca de chocolates Dengo.

Quase 500 lojas físicas

Atualmente, a multinacional de cosméticos conta com quase 500 lojas físicas, entre próprias e franquias.

Para garantir um ambiente seguro a todos, a nova loja da Natura seguirá os protocolos recomendados de saúde e higiene - incluindo limitação de público, exigência de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e ausência de testers.