Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

Beleza conectada: as inovações do CES 2019

O Consumer Electronics Show (CES), realizado neste mês em Las Vegas, foi mais uma vez o palco da apresentação de uma série de inovações tecnológicas para o setor de beleza. A seguir, um pequeno panorama.

Espelhos inteligentes

Os espelhos inteligentes fizeram sensação durante o evento. A CareOS, empresa do grupo francês Baracoda, anunciou em Las Vegas a comercialização do Artémis, um espelho inteligente integrado à plataforma CareOS que conecta saúde, beleza e bem-estar, a fim de personalizar a experiência do usuário. Mais de 50 aparelhos, produtos e serviços IoT [1] estão conectados à plataforma CareOS, incluindo grandes marcas, como a Wella Professionals (Coty), os grupos SEB, Legrand e Roca, além de líderes em matéria de IoT, como a Snips e a Terraillon.

O Smart Mirror da Artemis

O Smart Mirror da Artemis

Foi também no CES que a CareOS e a Coty apresentaram o Smart Mirror da Wella Professionals, otimizado pelo Artémis para oferecer uma experiência de coloração verdadeiramente revolucionária nos salões de beleza.

O novo espelho da Wella funciona com o sistema operacional CareOS e integra tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial graças ao app Perfect Corp YouCam Makeup. O aparelho é capaz de localizar arquivos com diferentes visuais e exibir exemplos de cortes e penteados, tanto clássicos como modernos. Para oferecer uma visão completa do resultado, o espelho utiliza um recurso de vídeo 360°. Vale também notar que clientes e cabeleireiros dispõem de um aplicativo para se comunicar entre uma sessão e outra.

Realidade aumentada

Nos últimos anos, o setor de beleza conseguiu transformar a tecnologia de realidade aumentada em uma grande aliada. Muitas marcas tomaram a dianteira, a exemplo da Modiface, que em novembro apresentou o aplicativo "Virtual Nail Salon", com o qual as consumidoras podem testar até 30 esmaltes. Também no ano passado, a YouCam e a Eylure fizeram uma parceria com o objetivo de oferecer uma experiência de realidade aumentada com cílios postiços.

Durante o CES 2019, a Perfect Corp, responsável pelo desenvolvimento do app YouCam Makeup, apresentou a versão "Beleza 3.0" de sua plataforma, marcando o início de uma experiência inédita, mais personalizada e proativa: graças à inteligência artificial (IA), a usuária pode receber sugestões de produtos com base em suas preferências, seja para buscar a melhor tonalidade de base facial ou para efetuar um diagnóstico da pele, identificar problemas e acompanhar a evolução ao longo do tempo.

Os gigantes da indústria de beleza

Durante o salão, os grandes nomes do setor de cosméticos também deram destaque à questão da beleza conectada. Participando pela primeira vez, a Procter & Gamble exibiu diversos aparelhos conectados disponibilizados por suas marcas, entre os quais a "Skin Advisor", plataforma de inteligência artificial da Olay.

Outro grande nome do setor presente no salão foi a L’Oréal, que apresentou, para a marca La Roche-Posay, o patch My Skin Track pH. Trata-se de um sensor que mede, de forma personalizada, o pH da pele — um dado particularmente importante para o tratamento de eczema, ressecamento e dermatite atópica. O funcionamento é baseado em uma tecnologia microfluídica, que capta os sinais de suor presentes nos poros.

Apostando também na personalização, a Neutrogena lançou o aplicativo MaskiD, com o qual o consumidor pode obter uma máscara personalizada, impressa em 3D, baseada nas informações que o app fornece sobre as necessidades específicas da pele do usuário, bem como na transmissão das medidas exatas do rosto pela câmera TrueDepth, que equipa os modelos iPhone X, XS ou XR.

French Tech

Mais uma vez, as start-ups francesas estavam bem representadas nesta edição do CES, levando ao salão um grande número de inovações no setor de beleza.

A empresa Artiris, por exemplo, apresentou o Compoz, aparelho que compõe perfumes de ambiente sob medida. Os comandos são feitos a partir de uma tela de toque, e o dispositivo pode conter até cinco cápsulas de perfumes intercambiáveis.

A BeautyMix decidiu apostar na tendência do "faça você mesmo" e lançou um pequeno mixer com acessórios para que a consumidora crie seus próprios produtos cosméticos naturais. O aparelho já tinha sido apresentado anteriormente em Paris, no salão VivaTech.

Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1IoT = Internet of Things (internet das coisas)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Victoria's Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

Laurence Bacilieri
Victoria’s Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

O cancelamento do show da Victoria’s Secret não chegou a ser uma surpresa. Em maio, o jornal New York Times já havia revelado que o desfile não teria mais patrocínio para a transmissão pela televisão. "A Victoria’s Secret precisa se reinventar para crescer. Por isso, decidimos repensar o tradicional Fashion Show da marca e criar um evento (...)

+ informações

Seções