Desde o início das medidas de distanciamento social para combater a disseminação da Covid-19, boa parte da população brasileira passou a trabalhar de casa e as saídas à rua foram reduzidas a atividades essenciais. Distantes umas das outras, as pessoas deixaram de lado alguns hábitos de beleza, como se maquiar e esmaltar as unhas.

Diante deste cenário, marcas de cosméticos começaram a incentivar um movimento detox para a pele do rosto e unhas, apostando em produtos para uma rotina de cuidados. “Este é um bom momento para deixar as unhas e a face ‘descansarem’”, diz Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas, rede focada no embelezamento do olhar e que conta com linha própria de cosméticos.

Para quem está cumprindo o isolamento social, essa pode ser uma oportunidade para mudar alguns hábitos, como se ver livre da maquiagem, conquistando uma pele linda e saudável naturalmente”, afirma o dermatologista Abdo Salomão Jr. De acordo com o médico, a pele precisa receber cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano e “nada substitui um bom ritual de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção”.

Para Ana Carolina Marostica, diretora da marca de maquiagens e cuidado facial Koloss, “fazer um detox nesse momento é revigorante”. Segundo ela, estramos passando por uma situação de estresse, o que pode afetar a saúde da pele. “Além disso, não podemos esquecer que em breve voltaremos ao convívio social e se descuidarmos da pele agora, sentiremos isso quando reencontrarmos as pessoas lá fora”, opina.

Em relação às unhas, o Dr. Salomão Jr também faz recomendações. “Dar um tempo no esmalte é o primeiro passo. Conforme ele descasca, formam-se elevações propícias para que os microrganismos se alojem e se proliferem, facilitando a transmissão de vírus. O ideal é utilizar produtos fortalecedores destinados para as unhas e não retirar a cutícula, mas sim hidratá-la, assim como as mãos”.

Gi Camargo, manicure embaixadora da Colorama, afirma que bases de cuidados intensivos podem também ajudar na recuperação das unhas afetadas pelo uso constante de álcool em gel e produtos para limpeza.

Antes mesmo do início da quarentena, eu já indicava a linha de Nutribases da Colorama para meus clientes, mas acredito que a pandemia trará um novo público e um consumidor final diferente, como aquele que nunca se preocupou em fazer as unhas ou que sempre fez e agora está com mais tempo em casa para se dedicar a isso”, declara Camargo. Para ela, todos nós vamos sair diferentes do isolamento social e a preocupação com a saúde deve será maior.

Apesar de defender que uma pele saudável não necessariamente é uma pele que não recebe maquiagem diariamente, já que muitos produtos hoje são formulados com vitaminas e ativos que cuidam da face enquanto a colorem e disfarçam suas imperfeições, Marostica conta prejuízos nos últimos meses. “Com as perfumarias fechadas, as vendas infelizmente despencaram”. Por outro lado, a linha de skincare da Koloss tem atraído mais consumidores. “Percebemos que os produtos voltados para os cuidados faciais são os que estão sendo repostos no mercado”, aponta a diretora.

Com grande parte de suas unidades fechadas no Brasil, a Sóbrancelhas correu para lançar durante a quarentena a sua loja online. “Era um projeto que ficaria para o segundo semestre”, afirma a fundadora da rede. Pelo e-commerce, ela tem acompanhado o aumento da procura por produtos para o cuidado com a face e as unhas. “É importante não deixar de se cuidar, mesmo estando em casa”, completa Costa.