Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Tendências de beleza: crescente personalização dos cuidados da pele

A primeira onda de lançamentos do ano, apresentados aqui por Laurence Bacillieri, e as inovações para o setor de beleza exibidas no salão CES de Las Vegas confirmam as mudanças operadas pela indústria de cosméticos, em particular na categoria de cuidados da pele. A tendência é que os produtos de beleza de hoje - e de amanhã - tenham ação mais específica e sejam personalizados.

Atualmente, as novas tecnologias digitais e os avanços científicos alimentam a busca por cosméticos hiperpersonalizados. A mudança de paradigma vem transformando a indústria e abrindo caminho para imaginarmos cosméticos projetados especialmente para um indivíduo, levando em conta o tipo de pele, o ambiente local, o patrimônio genético e os desejos de cada um.

Produtos

Na área de beleza, o modelo de produto "ideal para todos os tipos de pele" já não faz mais sentido: os produtos do futuro precisam se adaptar especificamente a cada cliente. A marca Clinique puxou a fila dessa tendência, com o lançamento da linha "Clinique iD", que oferece um sistema hidratante personalizado para que cada cliente possa selecionar uma opção em meio a uma extensa linha de hidratantes adaptados a diversas necessidades. O sistema conta com três bases de hidratação denominadas "Dramatically Different", disponíveis na forma de gelatina, creme ou gel. Em função do tratamento desejado, o consumidor insere nessas bases um dos cinco cartuchos da coleção, para combater polos dilatados, irritação, cansaço, imperfeições ou rugas. Os dois ingredientes são liberados ao mesmo tempo, na proporção de 90% de base e 10% do ingrediente contido no cartucho.

No início de janeiro, a Neutrogena foi destaque no salão Consumer Electronics Show (CES) 2019 com o "Neutrogena MaskiD". Esse aplicativo oferece aos clientes a possibilidade de encomendar máscaras para o rosto realizadas por impressão em 3D, modeladas com base em uma selfie que fornece dados sobre as medidas faciais e o contorno do rosto do usuário. As máscaras são divididas em seis áreas que podem conter cinco ingredientes diferentes, sendo perfeitamente adaptadas às linhas do rosto do cliente.

Plataformas digitais

A novidade não é apenas que os produtos estão ficando mais "inteligentes", mas principalmente que os aplicativos de beleza estão oferecendo cada vez mais conselhos personalizados. Em outubro, a Avon apresentou o "Personalized Beauty App", com o qual seis milhões de representantes da marca podem oferecer um novo serviço mais adaptado a cada cliente, ajudando a encontrar, entre outros, a tonalidade de base facial mais adequada. Outros grandes nomes do setor também decidiram apostar em aplicativos - por exemplo, a Olay: sua plataforma Skin Advisor, lançada recentemente, utiliza inteligência artificial para oferecer conselhos e dicas de beleza.

Embora os espelhos inteligentes ainda sejam raros na casa dos consumidores, a previsão é que cada vez mais estejam disponíveis em institutos, salões de beleza e lojas de cosméticos.

Hora das compras

A busca por mais personalização também chegou às lojas. A Perfect Corp, empresa que desenvolveu o YouCam, apresentou, na edição 2019 do salão CES, sua nova plataforma "Beauty 3.0": a novidade oferece soluções baseadas em realidade aumentada e inteligência artificial, com o objetivo de revolucionar a experiência do cliente no ato de compra. Entre as funções disponíveis, destacam-se o "AI Smart Shade Finder", que recomenda a tonalidade de base facial mais adaptada ao tom de pele do cliente, e o "AI Skin Diagnostic" que acompanha a evolução de problemas cutâneos ao longo do tempo. A ferramenta será testada em algumas lojas Ulta Beauty durante este ano.

Paralelamente, a SK-II, marca japonesa de cuidados faciais, desenvolveu o "Future X Smart Store", oferecendo uma experiência de venda "figital" que associa tecnologias de inteligência artificial e serviços em uma loja física. O cliente recebe recomendações sobre os produtos mais adaptados, com base em uma análise personalizada de suas necessidades individuais.

Brazil Beauty News, em colaboração com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

A próxima edição da FCE Cosmetique será realizada entre os dias de 21 a 23 de maio de 2019, no São Paulo Expo, e apresentará as principais inovações e tendências tecnológicas para o segmento da indústria cosmética. Em 2018, a mais grande exposição de tecnologia para a indústria cosmética no Brasil atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, (...)

+ informações
Palavra de especialista
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

Laurence Bacilieri
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

A experiência "Do Good, Feel Good" é uma velha conhecida dos psicólogos: quanto mais fazemos o bem à nossa volta, mais nos sentimos bem. Hoje, esse fenômeno ganhou o universo da beleza e, sobretudo, o planeta. Nos últimos anos, várias iniciativas filantrópicas marcaram os espíritos: por exemplo, a contribuição da Estée Lauder para o combate (...)

+ informações

Seções