A obtenção de extratos de frutas 100% naturais e de compostos odoríferos de frutas – que, como se sabe, contêm alto teor de água – constitui um real desafio, pois a destilação de água, extremamente complexa, não é possível com o uso de métodos tradicionais de extração. E é aí que entra em cena a tecnologia SymTrap, desenvolvida pela Symrise.

Resultado da sinergia entre a divisão de ingredientes alimentícios e o segmento “Fine Fragrance” da empresa, a tecnologia SymTrap permite extrair os compostos odoríferos de ingredientes em estado aquoso. Isso inclui água de enxágue e sumo residual produzidos em processos de extração, destilação e liofilização de plantas, frutas ou legumes. Portanto, a tecnologia SymTrap pode ser mobilizada para valorizar águas e caldos industriais, evitando que sejam desperdiçados. Como não requer muita energia, o método SymTrap tem também a vantagem de apresentar baixa pegada de carbono.

Banana, morango, cassis, maçã

Depois do pré-lançamento em julho por ocasião do World Perfumery Congress, em Miami, a Symrise apresentou, no salão Beautyworld Middle East, uma gama de alcoolatos frutados que integram a coleção Garden Lab, formando a linha “Supernature”.

Após o lançamento da linha Garden Lab, mantivemos uma estreita colaboração com nossos colegas da divisão Sabor, Nutrição e Saúde. Foram eles que nos mostraram a linha de produção de ingredientes alimentícios à base de banana proveniente do Equador, bem como os subprodutos em fase aquosa que resultam desse processo. E de imediato vislumbramos a oportunidade de desenvolver o extrato Banana SymTrap, explica Jennifer Buffalo, Laboratory Manager Natural Ingredients da Symrise.

Paralelamente ao novo extrato, foram criados três outros alcoolatos: Apple SymTrap, com sua faceta de Granny Smith que evolui para notas florais e nuances de chá verde; Strawberry SymTrap; e Blackcurant SymTrap, que traz notas de sorvete e de licor de cassis da região francesa de Borgonha.

A tecnologia possibilita muitas outras criações, e a Symrise já está preparando o Maracuja SymTrap – que, como o nome indica, é extraído de maracujá – e o Cranberry SymTrap.

A história da indústria de perfumes sempre teve, como ponto de partida, a exploração de notas olfativas inéditas e originais. Atuando como exploradores, estamos na vanguarda da circularidade, graças aos ingredientes inovadores e sustentáveis que desenvolvemos”, ressalta Ricardo Omori, President Global Fine Fragrance da Symrise.

A linha Supernature, bem como os demais ingredientes para perfumes da Symrise – em particular as coleções Madagascar e Artisan – integram a carteira da Maison Lautier 1795, marca cujo nome homenageia uma fornecedora originária de Grasse, a empresa Lautier, que, na década de 1990, fundiu com a empresa alemã Haarmann & Reimer, dando origem, em 2003, à Symrise.

Interessado em novas gerações de ingredientes de fragrâncias? Participe do Fragrance Innovation Summit em Paris, França: www.fragranceinnovation.com/en/ (tradução simultânea inglês e francês)