Estudos realizados pela Silab em parceria com uma equipe coordenada pelo Professor Aberdam demonstraram que a comunicação exossomal entre a derme e o folículo piloso oferece uma via biológica interessante para o crescimento dos cabelos. Os resultados dessas pesquisas acabam de ser publicados na revista científica Stem Cells [1], após um processo de revisão por especialistas da área.

“Modelo esquemático da ativação do crescimento dos cabelos por meio dos exossomos secretados pelos fibroblastos dérmicos” (imagem publicada com o artigo).

Atuando como possantes vetores de comunicação intercelular, os exossomos têm um impacto direto no metabolismo e no comportamento das células-alvo. Essas vesículas extracelulares, elementos centrais de importantes processos biológicos, apresentam grande interesse científico em áreas como biologia fundamental, saúde e tecnologias terapêuticas, em particular no ramo da medicina regenerativa. Entretanto, raros são os estudos que investigam o papel dos exossomos no crescimento dos cabelos.

Os resultados obtidos pela Silab mostram, no entanto, a existência de comunicação intercelular entre os fibroblastos da derme e a papila dérmica, centro nevrálgico do folículo piloso. "De fato, os exossomos dos fibroblastos estimulam a secreção de Norrin, um ligante que ativa a via ß-catenina, proteína envolvida no crescimento dos cabelos", explica a empresa em um comunicado.

Usando modelos biológicos in vitro e ex vivo que simulam a alopecia androgenética, a Silab desenvolveu o Hairgenyl, ingrediente ativo natural capaz de agir no sistema de comunicação exossomal entre a derme e o folículo piloso, a fim de estimular o crescimento dos cabelos. Apresentado no salão in-cosmetics Latin America 2017, o Hairgenyl recebeu, na ocasião, dois prêmios de Inovação.

Testado em voluntários, o Hairgenyl aumenta o crescimento do cabelo: o cabelo é mais espesso, mais resistente e o couro cabeludo é mais densamente coberto.

Os novos dados publicados sobre o mecanismo de ação complementam os diversos testes já realizados com o ingrediente.