Até o início dos anos 2010, quando imperavam no Brasil os cabelos lisos e alisados, eram raras as opções de produtos destinados a cabelos com curvaturas. Com o crescente movimento de transição capilar e de valorização dos cabelos naturais, temos um mercado muito diferente no país nos dias de hoje, com produtos cada vez mais segmentados por tipos de curvas e focados em cuidados especializados.

A mudança é o resultado de uma verdadeira revolução cultural e comportamental que, mais do que uma tendência de beleza, é reflexo de um poderoso processo de empoderamento, identidade e autoaceitação. As consumidoras brasileiras, que em sua maioria possuem cabelos com algum tipo de curvatura, passaram a exigir produtos que celebrassem sua beleza autêntica, em vez de moldá-la a um padrão. Na vanguarda dessa transformação, a indústria de cosméticos precisou se reinventar”, afirma Jonathan Modesto, gerente de branding da Widi Care.

Ele diz que a linha Juba, um dos principais pilares da marca, já nasceu entendendo que não bastava oferecer produtos genéricos para cabelos texturizados. “Era preciso investir em pesquisa, tecnologia e inovação para atender às necessidades específicas de hidratação, nutrição e finalização que os fios ondulados, cacheados e crespos demandam.

Segmentação e personalização para cuidados de curvaturas do 2A ao 4C

A linha é extensa, com diversas opções de xampus, condicionadores, máscaras e finalizadores para cabelos que vão do tipo 2A ao 4C, passando ainda por fios em transição e infantis. “A segmentação e personalização permitem entregar performance e resultados reais. Um cabelo ondulado pode precisar de leveza e definição, enquanto um crespo pode demandar uma nutrição mais intensa e controle do fator encolhimento. Cada cabelo é, de fato, único, e nosso portfólio reflete esse respeito pela individualidade”, aponta Modesto.

A Haskell Cosméticos, que já contava com a linha Cachos Sim!, lançou nesse ano Se Curve. “Cachos Sim! foi um marco importante, mas o consumidor com curvatura evoluiu, se tornou mais exigente e buscou ainda mais personalização. Entendemos que era o momento de aprofundar nosso diálogo com esse público. A nova linha não substitui a anterior, ela complementa e nasce desse compromisso de valorizar a identidade e a autenticidade de cada curvatura”, afirma a diretora de marketing Mayara Araújo.

Se Curve chegou ao mercado com dez produtos de cuidados para cabelos do 2C a 4C. “Cada curvatura responde de forma diferente à hidratação, à nutrição, à umectação e aos finalizadores. As marcas perceberam que não existe ‘cabelo cacheado’ como uma categoria única”, ela diz.

Primeiro xampu anticaspa para cabelos crespos e cacheados

A Dercos, linha da francesa Vichy, lançou no Brasil o Anticaspa Shampoo Espuma De Limpeza Cachos & Crespos. “Crespos e cacheados têm características diferentes dos cabelos sem curvatura, começando pelo formato em espiral a partir da raiz, que faz com que a produção de sebo não se distribua da mesma forma. Eles tendem a ser mais secos, a ter mais frizz e a embaraçar com mais facilidade. Formulações para cabelos com curvaturas devem conter ingredientes hidratantes e nutritivos, que vão ajudar a manter a saúde dos fios, evitando danos. Por isso, desenvolvemos o primeiro xampu anticaspa com ativos necessários para o combate à caspa, mas que também traz ingredientes essenciais aos cuidados dos fios crespos e cacheados”, explica Livia Ferreira, coordenadora de pesquisa e inovação da L’Oréal no Brasil.

Já a Oh My! ampliou seu portfólio para curvaturas – que já tinha Ninguém segura esse cacho!, a infantil Cachinho Perfeito e uma seleção de finalizadores – com o lançamento de Meu Crespo, Meu Tudo!. “Cada tipo de cabelo merece e precisa de um cuidado específico. O público de cabelos com curvatura e texturas crespas exige soluções direcionadas que realmente entreguem resultados. Atender a esse consumidor fortalece nosso portfólio e amplia a relevância da Oh My! dentro de uma categoria em ascensão”, aponta Vitória Fantuzzi, responsável pelo marketing.

Para ela, tanto o mercado global quanto o nacional têm demonstrado que a segmentação é uma tendência que veio para ficar. “A expectativa é de um crescimento contínuo e de tecnologias cada vez mais específicas para esses tipos de cabelos.

Embora o mercado para curvaturas tenha evoluído muito, o gerente de branding da Widi Care ainda enxerga diversas oportunidades. “A consumidora está mais informada e busca por hiper-especialização e soluções multifuncionais. Uma lacuna importante está em produtos que tratam condições específicas do couro cabeludo e há uma demanda crescente por finalizadores que ofereçam benefícios múltiplos.