A empresa suíça, especializada em ativos cosméticos de origem vegetal, está lançando um ingrediente senolítico de nova geração, desenvolvido com o objetivo de rejuvenescer a pele ao tratar as causas profundas do envelhecimento.

Como todos os tratamentos senolíticos, o SenoCellTec [1] age especificamente nas células senescentes (também conhecidas como "células zumbi"), com a promessa de eliminá-las e de estimular as células-tronco da pele a fim de restaurar a densidade original da derme por meio de um ciclo que envolve "limpar – preencher – revitalizar".

Ação profunda

"O envelhecimento cutâneo não se limita a mudanças superficiais. Ele resulta de processos biológicos mais profundos, como o acúmulo de células senescentes e o declínio das funções das células-tronco da pele", explica a Mibelle Biochemistry, filial do grupo Mibelle.

As células senescentes têm um papel fundamental no processo de envelhecimento biológico. Elas liberam sinais de inflamação que degradam o colágeno e perturbam a regeneração. Ao mesmo tempo, as células-tronco em estágio de envelhecimento perdem a capacidade de renovar a pele. "Atuando juntas, essas alterações provocam uma perda de tônus e elasticidade, bem como o aparecimento de sinais visíveis de envelhecimento. Controlar esses dois fatores é essencial para garantir que a regeneração cutânea seja duradoura", ressalta a Mibelle.

A primeira coisa que o SenoCellTec faz é eliminar as células senescentes "zumbi". Em seguida, ele regenera a pele com novas células funcionais, ativando as células-tronco da derme e da epiderme. Por fim, esse ingrediente devolve a vitalidade da pele, estimulando a produção de colágeno e conferindo mais elasticidade ao tecido cutâneo.

Três extratos vegetais

A ação de "limpar – preencher – revitalizar", verdadeira originalidade do SenoCellTec, resulta da sinergia entre três extratos vegetais. O primeiro é o extrato de rosa alpina, ou azaleia (Rhododendron ferrugineum): é ele que produz o efeito senolítico do ingrediente, contribuindo para eliminar as células senescentes. Paralelamente, o extrato de células-tronco de macieira (Malus domestica) ativa as células-tronco dérmicas, estimulando a produção de colágeno a fim de conferir mais densidade à pele. Por último, o extrato de células-tronco de uva (Vitis vinifera) reforça a ação das células-tronco queratinocitárias, consolidando a barreira cutânea.

Testes clínicos

Submetido a testes clínicos, o SenoCellTec comprovou sua capacidade de melhorar de maneira significativa a hidratação, o tônus, a elasticidade e a densidade da pele em apenas 28 dias, além de reduzir visivelmente a profundidade das rugas, mesmo nas regiões mais afetadas pelo efeito da gravidade.

A dosagem de SenoCellTec recomendada para uso em fórmulas é de 2%. O SenoCellTec, ingrediente apresentado na forma de líquido hidrossolúvel sem álcool nem conservantes, obteve a certificação da Ecocert Greenlife, em conformidade com a norma COSMOS.