Colheita de amostras da microbiota da pele durante o estudo realizado pelas...

Colheita de amostras da microbiota da pele durante o estudo realizado pelas equipes de pesquisa do polo de biologia molecular da plataforma microbiota da Silab.

Com base na análise da microbiota do tecido cutâneo de um grupo de mulheres caucasianas [1], os cientistas da Silab conseguiram evidenciar as transformações que ocorrem na pele com o passar dos anos. Os pesquisadores da divisão de Biologia Molecular da plataforma de microbiotas da Silab coletaram amostras de pele na testa de dois grupos de mulheres originárias da Europa Ocidental, todas com pele sadia. Um grupo era formado por jovens com idade entre 21 e 31 anos, e o outro, por mulheres na faixa de 54 a 69 anos. Em seguida, as comunidades bacterianas das amostras foram analisadas, sequenciadas e comparadas.

A análise bioinformática dos dados obtidos evidenciou que, no processo de envelhecimento, há uma modificação na repartição da microbiota. Os pesquisadores demonstraram que a estrutura global da microbiota era diferente entre os dois grupos etários, constatando também variações interpessoais mais altas nas mulheres maduras. Além disso, a análise da composição taxonômica mostrou um aumento de proteobactérias e, ao mesmo tempo, uma diminuição das actinobactérias na pele das mulheres mais velhas. As peles maduras apresentavam um aumento significativo de Corynebacterium e uma redução da abundância relativa de Propionibacterium. Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Applied Microbiology, após um processo de revisão por especialistas da área [2].

"Estudos realizados na Ásia com um painel de mulheres já haviam mostrado uma modificação da microbiota da pele durante o processo de envelhecimento. No entanto, como cada população, em razão do modo de vida que lhe é próprio, apresenta um sistema microbiano diferente, a comunidade científica estava interessada em desvendar os desequilíbrios da microbiota cutânea provocados pela idade, especificamente em mulheres caucasianas", explica Romain Jugé, gerente de projeto em P&D da Silab.

Segundo a empresa, esses resultados poderão ser o ponto de partida para o desenvolvimento de novos tratamentos para reequilibrar a microbiota da pele, que sofre alterações ao longo do processo de envelhecimento.

Inicialmente, graças aos resultados obtidos no processo de modelização in vivo, a Silab selecionou painéis de voluntárias a fim de consubstanciar por metassequenciamento a eficácia do Ecobiotys, produto derivado do néctar da Hoya carnosa, ou flor-de-cera. O objetivo específico do Ecobiotys é reequilibrar a repartição das comunidades bacterianas das peles maduras, reforçando as barreiras imunitária e mecânica.