Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Setor de cosméticos no Brasil registra a primeira queda em mais de 20 anos

O ano não prometia ser fácil. Com a inflação elevada, clima de instabilidade política, dólar nas alturas, nova lei de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e baixa confiança do mercado externo, o Brasil acumula duas quedas consecutivas no seu PIB: se no primeiro trimestre de 2015, a atividade econômica já havia retraído 0,7%, no pior início de ano desde 1996, no segundo, encolheu mais 1,9%, de acordo com dados do IBGE.

Entre as consequências do cenário de recessão estão o aumento da taxa de desemprego, que em julho chegou a 7,5%, e a diminuição da renda do trabalhador. Ambas refletem diretamente na intenção de consumo das famílias, que pela sétima vez consecutiva caiu, atingindo a mínima histórica de 81,8 pontos em agosto, um recuo de 32,3% em relação ao mesmo mês de 2014. Para a Confederação Nacional do Comércio (CNC), qualquer índice abaixo de 100 pontos revela insatisfação dos consumidores.

Nem o setor de beleza higiene pessoal resistiu desta vez e registrou sua primeira queda em um período de 23 anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), entre os meses de janeiro e abril de 2015, o segmento teve queda de 2,5%.

Responsável por 1,8% do PIB do país e apresentando crescimento médio anual de 10%, a indústria brasileira da beleza havia saído ilesa de outros momentos de crises graças ao chamado “efeito batom”. O fenômeno é observado em períodos de retração econômica, quando a população tende a trocar a compra de bens duráveis por artigos mais em conta, em especial, os de cuidados pessoais. Os consumidores investem em produtos de beleza a fim de melhorar a aparência e autoestima, o que pode interferir no competitivo mercado de trabalho.

Estudos realizados para a ABIHPEC estimam uma queda média de 7% no volume de vendas neste ano, podendo chegar a 17% em alguns itens.

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções