Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Rímel: Inovar na medida certa é a melhor opção

O Grupo Albéa, referência mundial na fabricação de rímel (escovas e frascos) e produtor local para o mercado brasileiro, decidiu sondar os anseios das consumidoras em matéria de maquiagem para cílios, a fim de desenvolver produtos realmente adaptados. Em colaboração com uma agência especializada, o Grupo realizou, no primeiro semestre de 2015, uma enquete junto a 170 mulheres brasileiras, formando um painel representativo do mercado. Anne Rutigliano, coordenadora da plataforma Albéa Tips Studio, e Pauline Uhlen, coordenadora do setor Produtos nos segmentos de rímel, gloss labial e aplicadores, revelou para o Brazil Beauty News os principais aspectos da pesquisa.

Anne Rutigliano, Albéa

Anne Rutigliano, Albéa

No Brasil, 32% das mulheres usam maquiagem regularmente. Para elas, o rímel é um produto essencial, representando 38% do segmento de maquiagem para os olhos (fonte: ABHIPEC). Com uma proposta que associa fórmula, embalagem e aplicador, a Albéa atua nesse segmento ao lado de marcas nacionais e internacionais presentes no mercado brasileiro. Para oferecer produtos mais bem adaptados aos anseios do público local, o grupo buscou conhecer o perfil dessas consumidoras, seus hábitos de compra, suas preferências de utilização e o efeito que procuram obter quando usam maquiagem.

"Graças a nossa plataforma Albéa Tips Studio, que cria, desenvolve e produz todos os tipos de aplicadores para maquiagem, o Grupo Albéa lança, a cada ano, cerca de 20 aplicadores no mercado mundial. Isso inclui escovas de rímel em fibra ou plástico, escovas de sobrancelha, aplicadores de gloss labial ou para delineador, etc. O estudo servirá de base para oferecermos produtos inovadores e adaptados ao mercado brasileiro, em um prazo relativamente curto", explicam Anne Rutigliano e Pauline Uhlen.

Usuárias conservadoras, mas ávidas por novidades

Pauline Uhlen, Albéa

Pauline Uhlen, Albéa

No Brasil, a oferta em matéria de rímel ainda é relativamente pequena, considerando o número modesto de marcas e referências, bem como a reduzida variedade de escovas e fórmulas. As mulheres brasileiras são mais fiéis a suas marcas preferidas que as europeias. Entretanto, elas se mostram interessadas em conhecer novidades que sejam fáceis de usar e, principalmente, que ajudem a obter um bom resultado. O estudo analisou uma série de vídeos com 50 mulheres, observando os gestos e a maneira como elas aplicam o rímel. O aumento do volume e do comprimento dos cílios é o principal elemento que as usuárias buscam em um rímel. Mesmo habituadas ao uso de escovas de fibra com formato clássico, que hoje dominam o mercado, as mulheres entrevistadas se dizem dispostas a conhecer escovas de plástico para descobrir a diferença de resultado.

Um fator que devemos levar em conta no desenvolvimento de produtos adaptados são as condições climáticas: com o calor e a umidade que caracterizam o Brasil, o uso de fórmulas à prova d’água é muito maior.

Influência do ambiente comercial

Outra particularidade do mercado brasileiro é a importância das redes de vendas diretas. A propaganda boca a boca e as dicas postadas em redes sociais são fundamentais para aconselhar a consumidora, ganhar sua confiança e gerar compras. Portanto, a eficácia do produto é essencial, e é a partir dela que as marcas podem conquistar e fidelizar uma sólida carteira de clientes.

"As primeiras propostas especialmente adaptadas ao mercado brasileiro de rímel serão apresentadas no próximo salão FCE, em maio de 2016", anunciam Anne Rutigliano e Pauline Uhlen.


Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)

© 2015 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
Green, Clean... e o que mais?

Pascale Brousse
Green, Clean... e o que mais?

A força da nova tendência é visível. Para ser desejável, um produto deve ser green, clean e cool, de preferência seguindo os modelos de marcas Indie e DNVB [1]. Green - porque ser natural tornou-se um princípio de base para qualquer produto. Clean - porque a ausência de substâncias poluentes ou duvidosas é outro pré-requisito importante. Cool (...)

+ informações

Seções