Paula Froes, diretora de vendas e marketing da Albéa no Brasil

Paula Froes, diretora de vendas e marketing da Albéa no Brasil

A fábrica localizada na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, é o terceiro maior complexo industrial da companhia no mundo. Junto à unidade de Jundiaí, ela destina grande parte da produção ao abastecimento de empresas líderes no segmento de cosméticos no Brasil e na América Latina, com soluções que incluem embalagens, tubos, bombas, artigos promocionais e acessórios.

Em entrevista exclusiva para o Brazil Beauty News, Paula Froes, diretora de vendas e marketing da Albéa no Brasil, fala sobre as demandas do mercado e os principais investimentos do grupo no país.

Brazil Beauty News – Quais são as tendências observadas no segmento de embalagens para cosméticos no Brasil?

Paula Froes – Podemos mencionar três tendências em particular. A primeira é a sustentabilidade, verificada em diversos modelos de embalagens, como materiais eco-friendly, bombas dispensadoras com fixação do tipo rosca, que facilitam o processo de reciclagem, e bombas espumadoras, que colaboram com a redução do consumo de água. A segunda é a premiumização, caracterizada por peças de paredes espessas e peças metalizadas. Por fim, a praticidade, que pode ser alcançada, por exemplo, através de soluções tubo + bomba dispensadora, que permitem aplicação 360o, e de tampas spray, que desempenham duas funções ao mesmo tempo – bomba spray e tampa estética –, otimizando processo e custo.

Brazil Beauty News – As demandas específicas do segmento no Brasil estão alinhadas com o mercado mundial?

Paula Froes – O mercado brasileiro é altamente influenciado pelos mercados europeu e norte-americano. Por essa razão, a maioria das tendências observadas aqui podem ser notadas lá fora também. No entanto, o Brasil tem suas particularidades. Por exemplo, desodorantes spray são bastante populares em nosso país e grande parte das indústrias de cosméticos da região replica suas principais fragrâncias como deo-colônias. Além de serem utilizadas como desodorantes, elas também exercem a função de fragrâncias para consumidores que, por questões financeiras, não podem usar sua fragrância preferida todos os dias. Esse cenário leva a demandas bastante específicas do nosso mercado de embalagens, incluindo sistemas dispensadores completos e tampas spray.

Brazil Beauty News – Quais são os mais recentes lançamento da Albéa?

Paula Froes – Podemos destacar o sistema espumador de utilização upside-down, EZ’R; a tecnologia de spray contínuo, Panache, disponível para as bombas XD11 e SP22; o demonstrador para perfumes, Sofix; e nossa mais recente coleção de aplicadores de máscara para cílios, Jardin Secret. A solução tubo + bomba dispensadora com tubo diâmetro 30mm e bomba Nea também estão disponíveis no Brasil através de uma parceria local. Além dos itens que fazem parte do nosso portfólio standard, participamos do lançamento de produtos de vários clientes brasileiros entre 2014 e 2015, com soluções customizadas, como bomba espumadora para o sabonete líquido de uma conhecida marca infantil, bombas e tampas para produtos da Natura e O Boticário e tubos laminados para hidratantes para as mãos.

Brazil Beauty News – Para que áreas foram direcionados os investimentos da Albéa neste ano?

Paula Froes – No Brasil, contamos com duas unidades, uma em Mogi das Cruzes e outra em Jundiaí. Juntas, elas reúnem grande expertise em tubos, sistemas dispensadores e embalagens rígidas para cosméticos. Em 2015, investimos em máquinas injetoras e em novas linhas de montagem, uma delas direcionada para embalagens de batons, totalmente automatizada, para suportar o crescimento dos nossos clientes nesse segmento.

Brazil Beauty News – Como a Albéa se destaca na indústria de embalagens no quesito inovação?

Paula Froes – A Albéa sempre desempenhou um papel importante na indústria de embalagens para produtos de cuidados pessoais. Contamos globalmente com mais de 200 especialistas dedicados ao desenvolvimento de novos produtos. Trabalhamos em soluções inovadoras, pensando em ergonomia, diferenciação visual e design. Criamos tecnologias e processos para tornar nossas embalagens mais atrativas, eficientes, competitivas e ecológicas. Recentemente, implementamos em nossa organização um novo processo de desenvolvimento de projetos, otimizando foco e alocação de recursos em cada trabalho que nos é confiado. Toda essa estrutura e atenção faz com que tenhamos em nossa história lançamentos que revolucionaram o mercado da beleza.