Para apresentar os primeiros lançamentos do ano de L’Oréal Paris, como a linha capilar Elseve Pure Hialurônico e o sérum Revitalift Retinol, a L’Oréal Brasil abriu as portas do Innova, seu centro de pesquisa e inovação, único na América Latina, que foi inaugurado em 2017 na Ilha do Bom Jesus, Rio de Janeiro.

Além de visitar os laboratórios de desenvolvimento de produtos de haircare, skincare e proteção solar, o Brazil Beauty News participou de experiências para a comprovação de segurança e eficácia dos produtos e também pode conhecer a pele humana reproduzida pela Episkin, um dos braços da multinacional.

A francesa Elisabeth Bouhadana, diretora global de comunicação científica de L’Oréal Paris, veio ao Brasil para explicar importância de estudos e desenvolvimento local de produtos para que possam atender às necessidades específicas do público brasileiro.

Expectativa da brasileira é maior

“A mulher brasileira é uma das mais exigentes do mundo”, afirmou Bouhadana em entrevista para o Brazil Beauty News. “Por conta do clima quente e úmido, a brasileira precisa de mais proteção solar, de produtos que tenham rápida absorção e não fiquem pegajosos ou esbranquiçados na pele, por exemplo. A expectativa da consumidora brasileira é maior do que em outras partes do mundo”.

Dos oito tipos de cabelos mapeados pelo Grupo L’Oréal, todos estão presentes no Brasil. Dos 66 tons de pele, o país conta com 55 deles. “A L’Oréal é uma empresa multinacional e também multicultural. Para entendermos essa diversidade de cabelos e peles, era muito importante estarmos aqui com um departamento de avaliação e desenvolvimento de produto”.

Ela prossegue. “Nós poderíamos enviar pesquisadores para o Brasil de tempos em tempos, mas não seria a mesma coisa. Em relação aos cabelos, por exemplo, nós aprendemos muito com as brasileiras e seu nível sofisticado de rotina de cuidados. Graças aos times baseados no Brasil e às mulheres do país, pudemos desenvolver aqui produtos que são distribuídos para todo o mundo, como a nova geração de Total Repair, que é usada até na China”.

Tecnologia desenvolvida no Brasil chega a outros mercados

Entre as novidades apresentadas à imprensa, está a nova tecnologia do protetor solar UV Defender, desenvolvida nos laboratórios brasileiros, com textura leve, resistente à água e ao suor e acabamento invisível. “As mulheres no mundo todo amam utilizar protetor solar, mas sempre reclamam de resíduos brancos ou pele pegajosa. Quando você formula um produto em um país que tem condições climáticas mais extremas como o Brasil, acreditamos que se ele funciona aqui, vai funcionar em quase todo o mundo”, diz Bouhadana. Lançada em primeira mão no Brasil, a tecnologia chegará também nos Estados Unidos e Europa.

A diretora de comunicação científica fala que para desenvolver produtos específicos para necessidades específicas, o primeiro passo é observar e entender melhor a diversidade de cabelo e de pele. Mas existe também a questão cultural.

“Você precisa ter pessoas do próprio país nesse processo, porque pode pensar que desenvolveu um produto adequado para a população, mas você sabe a quantidade de produto que essas pessoas vão utilizar? Sabe quantas vezes por dia elas vão utilizar?”, ela questiona. “Por isso é tão importante a L’Oréal não estar aqui somente para estudar e colher dados sobre pele e cabelo, mas também para entender culturalmente como esses produtos vão ser aceitos e utilizados”, finaliza Bouhadana.