Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ambiente

Mercado de cosméticos busca alternativas para substituir as microesferas de plástico nos esfoliantes

Grande desafio é encontrar matérias-primas sustentáveis e com grânulos de tamanhos parecidos com as esferas plásticas padronizadas pela indústria e já conhecidas pelos consumidores.

Rochas vulcânicas, cristal de quartzo, partículas de argila, cupuaçu, açaí, casca de coco e semente de damasco ou morango. Estas são algumas das alternativas apresentadas pela indústria de cosméticos para substituir as microesferas de plástico nas formulações dos esfoliantes. O planeta travou uma luta contra os plásticos descartáveis e todos podem fazer sua parte.

Esfoliante com semente de maracujá da Feito Brasil

Esfoliante com semente de maracujá da Feito Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) sinalizou o compromisso voluntário das empresas para eliminar o uso de micropartículas plásticas sólidas em seus produtos até 2021. Fabricantes de produtos de beleza e fornecedores de matérias-primas se mostram comprometidos em encontrar soluções cada vez mais inovadoras e naturais para os clientes.

Temos mais de 10 tipos de esfoliantes de origem vegetal, com tamanhos, formas e cores diferentes,” afirma Paulo Roseiro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário. “Trabalhamos com a segurança de que os ingredientes inseridos em nosso portfólio entregam o efeito de esfoliação necessário para promover a renovação celular adequada”.

De acordo com a marca de cosméticos orgânicos Souvie, no mundo dos esfoliantes, há uma busca crescente por produtos multifuncionais e sustentáveis. “Os consumidores esperam outras propriedades, além da renovação da pele, como clareamento e despigmentação, slow-aging, luminosidade e elasticidade da pele”, comenta Marcos Iorio, diretor de marketing da marca. “Há também uma expectativa em relação à utilização de química verde na filosofia de design das formulações. Com uma quantidade de informação chegando cada vez mais fácil às pessoas, listas de free-from (livre de) são procuradas avidamente no momento de decisão de compra”, acrescenta.

A principal vantagem é que, ao eliminarmos os petrolatos da fórmula, ela se torna mais biocompatível, diminuindo a chance de irritação. Além disso, alguns ingredientes, como o quartzo e as sementes, permitem uma esfoliação mais intensa”, diz Andréa Guarezi, farmacêutica da Feito Brasil.

Contudo, a área enfrenta desafios.Encontrar matérias-primas com grânulos de tamanhos parecidos com as esferas plásticas padronizadas pela indústria é a maior dificuldade. Como procuramos sempre ingredientes com extração sustentável, há ainda menos fornecedores e os preços são mais elevados”, conta Guarezi, que cita as sementes de maracujá e fibra de bambu como outras das soluções adotadas por sua empresa.

Essa mudança de mentalidade afeta toda a cadeia produtiva. A Cosmotec, que recentemente lançou os 7 Princípios da Fórmula +Consciência, para identificar o nível de sustentabilidade de uma fórmula cosmética, desenvolveu para os esfoliantes substâncias como as Florabeads® Jojoba, microesferas rígidas de éster de jojoba, disponíveis em diversas cores e tamanhos.

Seguindo o mesmo princípio, a Evonik apresentou ao mercado diversas partículas esfoliantes de sílica. “O SIPERNAT 250 PC foi projetado para aplicações de limpeza corporal. A dureza de suas partículas é bem adequada para uso em pele normal”, afirma Amanda Caridad, analista de marketing de cuidados pessoais da indústria química. “Já o SIPERNAT 9000 PC é indicado para aplicações que envolvem grandes quantidades de sujeira ou áreas corporais menos sensíveis, como pés”, explica.

Verônica Domingues

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções