Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Água Micelar ganha novas aplicações na indústria cosmética

Utilizada como demaquilante e na limpeza da pele, a solução começa a ser empregada em fórmulas de produtos de higiene pessoal, como xampus e sabonetes.

Até poucos anos desconhecida no mercado brasileiro, a água micelar conquistou rapidamente espaço nas prateleiras do varejo e nos nécessaires das consumidoras do país. Considerada por muitos especialistas o “cosmético do momento”, é uma opção mais prática e menos agressiva para a limpeza da pele.

Inocência Manoel, co-fundadora e diretora de marketing da Inoar

Inocência Manoel, co-fundadora e diretora de marketing da Inoar

O produto combina água com ingredientes hidratantes e tensoativos suaves, geralmente em baixa concentração. Ao se agruparem, os tensoativos formam as micelas, responsáveis por remover a maquiagem e outras impurezas da pele, sem causar irritação e dispensando o enxague”, afirma Vanessa Silva, coordenadora de tecnologia da Cosmotec, fornecedora de matérias-primas para fabricantes de cosméticos.

As micelas englobam e atraem as partículas de sujeira, explica Tatiane Ferreira, gerente de marketing da Aqia, indústria química especializada em ativos para beleza. Mas isso não se restringe à pele, muito menos à pele do rosto. “A ideia da água micelar no cabelo é a mesma”.

Por isso, começam a surgir no Brasil xampus e itens de tratamento dos fios que têm a água micelar como destaque de suas fórmulas. “O xampu com água micelar é indicado para mulheres que amam lavar os cabelos todos os dias ou as que têm fios muito finos, por exemplo. Suas propriedades promovem uma limpeza profunda, mas sem ressecar”, diz Ferreira.

A Inoar, uma das marcas líderes em tratamento capilar no país, apresentou no final de 2018 a linha Acqua d’Inoar Micelar, com xampu e máscara revitalizante, que prometem fios hidratados e sem peso. A novidade veio um ano depois da empresa incluir a água micelar em seu portfólio de cuidados com a pele e corpo.

A água micelar costuma ser a porta de entrada do consumidor no mundo dos dermocosméticos”, afirma Inocência Manoel, co-fundadora e diretora de marketing e criação da Inoar. “Antes dela, era necessário um produto para cada função, como um tônico para oleosidade e demaquilantes específicos para outras impurezas”. Com o conceito “um passo e múltiplos benefícios”, a água micelar foi o segundo item mais vendido da categoria de dermocosméticos da Inoar no ano passado, representando 12% do total de unidades vendidas.

Outras marcas dedicadas aos cabelos aderiram à tendência. A Cless Cosméticos lançou, também no final último ano, a linha Salon Opus Água Micelar, com xampu, condicionador, máscara hidratante e sérum. Até mesmo as gigantes do ramo, como Seda e Pantene, não ficaram de fora. “A indústria percebeu que os agentes de limpeza micelares são interessantes para os cabelos e couro cabeludo”, diz Manoel.

Sabonetes com água micelar também estão entre os lançamentos recentes do setor. A Dove, por exemplo, inseriu no mercado o produto na versão líquida e em barra, atribuindo propriedades anti-stress à composição.

Inocência Manoel acredita que a aplicação da água micelar na indústria de cosméticos ainda tem muito potencial. “Por entregar benefícios reais, nossa aposta é que haverá muitas variações deste conceito, mantendo-se o princípio químico”.

Vanessa Silva também vê futuro para estas formulações e aponta duas razões principais. A primeira é o crescente aumento da percepção dos brasileiros de terem pele sensível e buscarem, assim, alternativas que sejam de fato mais suaves. O outro vem da própria satisfação dos clientes com os ativos micelares. “O consumidor nota os benefícios com o uso destes produtos no rosto ou no cabelo e quer dar continuidade a esse tipo de cuidado em outras áreas do corpo”, finaliza.

Renata Martins

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

A próxima edição da FCE Cosmetique será realizada entre os dias de 21 a 23 de maio de 2019, no São Paulo Expo, e apresentará as principais inovações e tendências tecnológicas para o segmento da indústria cosmética. Em 2018, a mais grande exposição de tecnologia para a indústria cosmética no Brasil atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, (...)

+ informações
Palavra de especialista
Pele radiante logo pela manhã

Lipotec - Lubrizol
Pele radiante logo pela manhã

O empoderamento das mulheres as tornou conscientes de que sua liberdade não tem limites, e que elas podem ir tão longe quanto quiserem. Elas não se sentem como supermulheres capazes de fazer tudo com perfeição, mas abraçam a imperfeição e escolhem o que fazer com seu tempo. As mulheres de hoje escolhem aproveitar ao máximo sua vida sem (...)

+ informações

Seções