A Imerys Minerals, líder mundial no segmento de soluções minerais para a indústria, lançou recentemente a linha ImerScrub, série de complementos coloridos que podem ser adicionados à gama de esferas vulcânicas ImerCare, usadas em produtos de esfoliação suave da pele. Com esse lançamento, a empresa dá um passo a mais rumo à eliminação das microesferas de plástico em fórmulas cosméticas.

Os produtos da nova linha ImerScrub estão atualmente disponíveis em cinco cores: jade, coral, ouro, âmbar e ameixa.

Segundo a Imerys, uma das vantagens da linha ImerScrub é a grande estabilidade das cores, que não migram para a fórmula propriamente dita. As micropérolas coloridas criam efeitos estéticos muito apreciados pelos consumidores. Entretanto, é necessário misturá-las a microesferas brancas para que o efeito esfoliante seja mantido.

"A nova linha de esferas coloridas marca um grande avanço no processo de substituição das micropérolas de plástico por ingredientes naturais na composição de produtos cosméticos. O uso de substâncias minerais em cosméticos abre novos horizontes para os clientes e constitui um excelente complemento para nossa gama atual de esfoliantes brancos", afirma Thierry Casteran, Global Business Development Director - Personal Care da Imerys.

A linha de perlitas da Imerys é desenvolvida a partir de rochas vulcânicas cuja estrutura contém entre 2% e 6% de água. Quando aquecidas a uma temperatura de aproximadamente 900 °C, a água contida nessas rochas evapora, provocando a expansão do material, que passa a ter a forma esférica. Tanto a linha de esfoliantes brancos ImerCare P-Scrub como a nova gama ImerScrub de microesferas coloridas foram desenvolvidas com base em uma tecnologia de engenharia patenteada pela empresa. Essa técnica permite associar a rigidez natural da rocha vulcânica e a suavidade das partículas esféricas, criando um esfoliante físico que age suavemente sobre a pele.