Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

MakeUp in SaoPaulo: a inovação em destaque

Salão profissional dedicado ao setor de maquiagem na América Latina, o MakeUp in SaoPaulo foi realizado nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016 no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com um número de visitantes quase equivalente à edição anterior, o evento mais uma vez evidenciou que a inovação é uma prioridade para os protagonistas brasileiros do setor de maquiagem.

Em um cenário marcado por recessão econômica e forte pressão sobre os preços, a Innovation Tree – instalação que apresentava as mais recentes inovações do setor – foi novamente o centro das atenções.

Confira algumas das novidades:

- O "Single Twins Eyebrows" é um lápis com duas pontas – uma para desenhar e definir o traço da sobrancelha e a outra para preenchê-la, iluminá-la e mantê-la no lugar durante o dia todo. O produto foi desenvolvido pela Alkos, a fim de acompanhar a tendência de sobrancelhas marcadas que ganhou as ruas há algum tempo.
- Desenvolvido pela Schwan Cosmetics, o "Miracle Sensation Purple", lápis delineador ultrapigmentado cor de violeta, é um produto com longa duração (oito horas ou até mais) e acabamento mate. É resistente à água e não contém parabenos.
- A Faber-Castell idealizou um contorno labial magnético com base em uma fórmula gel que garante acabamento extraliso. As nuances disponíveis são fortemente pigmentadas e o produto tem aplicação suave e cremosa. Ele seca e endurece em uma hora, proporcionando um efeito "magnético" duradouro (oito horas).
- Embora as bocas audaciosamente maquiadas continuem reinando soberanas, o fabricante de batons Weckerle decidiu apostar em uma alternativa: a transparência. O "Ph-Antastic Lipstick" reage ao pH dos lábios no momento da aplicação, oferecendo uma cor adaptada a cada pele, com acabamento altamente brilhante e cristalino.
- No segmento de embalagens, a Qualipac buscou soluções para substituir produtos que oferecem pouca maleabilidade – como tubos de rímel, delineador e gloss. Seu novo produto, denominado "One Touch" é equipado com um exclusivo mecanismo de pressão que pode ser personalizado a partir de um amplo leque de materiais e formas.

Alto potencial de crescimento

Embora o mercado brasileiro de cosméticos tenha se mostrado particularmente resistente diante da crise econômica que assola o país desde 2014, a concorrência tornou-se cada vez mais forte. Na dança das cadeiras, muitas empresas viram seu posicionamento mudar. A Natura, por exemplo, passou de 14,9% de participação no mercado em 2010 para 11,1% em 2015. Paralelamente, o Grupo O Boticário, outro gigante do setor, evoluiu no sentido inverso: sua participação de mercado passou de 6,9% em 2010 para 10,9% em 2015.

"O Grupo O Boticário conseguiu prever as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros e dar novo rumo a seus negócios, chegando a um modelo multicanal", explica Valeria Grossmann, diretora-geral da agência de design Centdegrés no Brasil.

Nesse cenário complexo, os participantes do salão MakeUp in SaoPaulo salientaram a importância da inovação como fator de crescimento para as marcas. A Arcade Beauty e a Adhespack, empresas especializadas em amostras promocionais e embalagens descartáveis, enfatizaram o alto potencial das amostras em um mercado cada vez mais digital.

Para Daniel Fernandes de Oliveira, Business Intelligence Manager da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a maquiagem é provavelmente a categoria com maior potencial de crescimento no Brasil. O país responde por 50% do mercado de cosméticos da América Latina, mas representa apenas 42% do consumo de maquiagem. "Há vários anos, as empresas brasileiras do setor de cosméticos têm mostrado uma grande capacidade de inovar, mas sempre fazendo o possível para que os preços não disparem", explica ele. Essa é uma excelente notícia para o consumidor brasileiro, que só consegue conter sua paixão desenfreada pelos produtos de beleza quando o bolso começa a doer.

V.G. com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções