A Faber-Castell atua no Brasil há 85 anos e é uma das maiores fabricantes mundiais de lápis, com uma produção de cerca de 1,9 bilhão de unidades por ano. O que muitos consumidores não sabem é que além dos famosos lápis de cor, a empresa produz maquiagens de mais de 150 marcas em 17 países através da Unidade de Negócios Faber-Castell Cosméticos. Em 2013, a operação brasileira dobrou sua capacidade, com a inauguração de uma nova fábrica, na cidade de São Carlos.

Lourenço Piteli, gerente de inteligência de negócios da Faber-Castell...

Lourenço Piteli, gerente de inteligência de negócios da Faber-Castell Cosméticos no Brasil

Em entrevista exclusiva para o Brazil Beauty News, o gerente de inteligência de negócios da Faber-Castell Cosméticos no Brasil, Lourenço Piteli, analisou o desempenho da empresa no país, a evolução da parceria com os clientes no lançamento de novos produtos e as tendências do mercado.

Brazil Beauty News - Há dois anos, a Faber-Castell inaugurou uma nova unidade para a fabricação exclusiva de cosméticos, que expandiu a capacidade de produção da empresa no Brasil. Como vem sendo a performance dessa divisão desde então?

Lourenço Piteli - A Faber-Castell atua no segmento de maquiagem para olhos, lábios, face e unhas desde 1978, com fábricas no Brasil e na Alemanha, que produzem e fornecem cosméticos para grandes empresas do setor através de contratos de terceirização. A nova fábrica dobrou a capacidade de produção da divisão de cosméticos e manteve os índices de crescimento da empresa a dois dígitos por ano. As exportações também seguem em alta, com ênfase para o mercado latino-americano. Nossa expectativa é que a unidade de cosméticos dobre de tamanho nos próximos 10 anos.

Brazil Beauty News - Quais são as tendências de mercado observadas no segmento de maquiagens no Brasil?

Lourenço Piteli - O Brasil é um mercado jovem e em constante transformação, com consumidores cada vez mais informados e conscientes. O aumento de renda da classe C, a ascensão da mulher no mercado de trabalho e a introdução de novos canais de distribuição são fatores que vêm contribuindo para o excelente desempenho da categoria de cosméticos no Brasil.

Uma tendência que observamos é a crescente segmentação e sofisticação dos produtos, que são criados para atender diferentes faixas etárias, classes sociais e necessidades cada vez mais específicas dos consumidores. As empresas estão repensando seu portfolio de forma dinâmica e agressiva, com lançamentos cada vez mais assertivos, que são reflexo de uma relação mais próxima com o público.

Brazil Beauty News - Quais são as novidades no mercado de maquiagens para olhos, lábios e rosto?

Lourenço Piteli - No segmento de maquiagem para os olhos, vemos três níveis de consumo: o básico vem conquistando cada vez mais adeptos; o segmento premium, que antes estava restrito à experimentação, expandiu consideravelmente sua fatia do mercado; e o trendy, com produtos mais arrojados, coloridos e diversificados, ganhou o espaço do experimental, com uma participação ainda tímida, porém consistente.

O destaque dos produtos para os lábios está na inovação das embalagens e aplicadores, e na combinação de diferentes cores em um mesmo produto. A tríade textura-forma-atributo também define o atual momento do mercado, com produtos diferenciados como o batom em caneta, que promete hidratação e alta fixação da cor, ativos que auxiliam no aumento do volume dos lábios, vitaminas e esfoliantes.

A maquiagem para a face observa duas tendências paralelas. Enquanto parte do mercado aderiu aos multifuncionais por razões que vão de preço a praticidade, notamos também o crescimento acelerado de produtos com indicações específicas incluindo base, corretivo e iluminador. Um dos fatores determinantes para a expansão do consumo desses itens foi a popularização dos blogs de beleza, que avaliam o produto, explicam para que serve e dão dicas de aplicação.

Brazil Beauty News - O que mudou no relacionamento da Faber-Castell com as empresas parceiras?

Lourenço Piteli - A Faber-Castell vem atuando de forma mais participativa e colaborativa. Atualmente, as empresas contam com um apoio muito mais amplo da cadeia produtiva. A discussão de estratégias é feita de forma conjunta, com o conhecimento agregado de mercado que adquirimos ao longo dos anos, investimentos em pesquisa e inovação. Cada produto é pensando em conjunto e os lançamentos são discutidos com as marcas antes de chegarem ao mercado.

Brazil Beauty News - Quais serão os principais lançamentos da Faber-Castell no Brasil em 2015?

Lourenço Piteli - A Faber-Castell Cosmetics trabalha com quatro ciclos de lançamentos por ano e já confirmamos nossa participação na MakeUp in SaoPaulo, que acontece em dezembro. Os produtos que serão apresentados no evento ainda estão sendo discutidos com os clientes e não podem ser divulgados durante a fase de aprovação. Mas já podemos adiantar o lançamento de novas versões do chubby stick (lápis retrátil para os lábios) e maquiagens líquidas, incluindo base, gloss e delineador. O segmento de nail care ainda é pequeno no Brasil se comparado à Europa por questões mercadológicas, mas daremos destaque a alguns produtos fabricados na unidade da Alemanha e outros produzidos no Brasil, como a lapiseira jumbo hidratante para as unhas.