Lavar o rosto parece ser uma rotina simples e natural para todos. Mas não é o que mostra a primeira pesquisa global de limpeza da pele realizada pela CeraVe, marca norte-americana de skincare que desde 2018 integra a Divisão Cosmética Ativa da L’Oréal Brasil. O estudo foi feito em parceria com a empresa Ipsos, que coletou informações de mais de 5 mil pessoas em 11 países, incluindo o Brasil.
Apesar de 70% dos entrevistados dizerem que sabem com que frequência devem higienizar o rosto – duas vezes ao dia, segundo especialistas –, 55% erram, lavando demais ou de menos. “Soubemos por meio de pesquisa realizada pela L’Oréal em 2014, que apenas 8% da população vai anualmente ao dermatologista. Já imaginávamos que o conhecimento sobre os cuidados com a pele não seria muito alto”, afirma Ana Luiza Cunha, gerente de marketing da CeraVe. “Com esses novos resultados, confirmamos ainda mais nosso comprometimento em trabalhar pela conscientização da importância da dermatologia e a saúde da pele. Acreditamos muito que a limpeza é um hábito de saúde, não só de beleza”, acrescenta.
De acordo com a estudo, 60% das pessoas não pensam na barreira natural da pele quando escolhem um produto de limpeza e 40% nem sabem qual tipo adequado de cosmético para sua pele. Além da necessidade do trabalho educativo com os consumidores, Cunha vê nestes números uma oportunidade para a indústria de cuidados pessoais. “Expandimos nosso portfólio no Brasil neste ano, contemplando agora, além de hidratação, a categoria de limpeza. A CeraVe é uma marca muito nova, lançada pela L’Oréal em 2018 na maioria dos países. Buscamos cada vez mais informações para a construção da nossa marca e temos certeza de que teremos oportunidade de crescimento”, ela diz.
Para Carla Marconcini, gerente de produtos do Genomma Lab., responsável pela marca de skincare Asepxia, essa falta de conhecimento do público é uma oportunidade, mas também um grande desafio. “A limpeza é, na maioria das vezes, a porta de entrada da categoria, já que é simples de executar e tem produtos mais acessíveis. Sabemos que quem ainda não conhece muito de skincare pode sentir que são muitos passos a seguir e muito dinheiro a gastar, e acabar escolhendo usar o sabonete do banho no rosto”, afirma.
A empresa, que chegou ao mercado com foco no tratamento da acne, hoje se posiciona mais como uma marca dedicada à limpeza facial, tendo lançado recentemente a linha Carvão Detox, desenvolvida com base no carvão ativado, um dos ingredientes de origem natural que mais absorvem impurezas e oleosidade da pele. “A limpeza é a parte mais importante do cuidado e da saúde da pele e buscamos sempre evoluir encontrando soluções ideais conforme a tecnologia avança”, afirma Marconcini.
Especificamente sobre o mercado brasileiro, a pesquisa da CeraVe levantou que os entrevistados no país relatam mais dúvidas do que média global sobre a forma correta de limpar o rosto (59%) e só 29% sabem que não devem usar sabonete para as mãos no rosto. “O Brasil é um dos países que mais consome produtos de beleza e valoriza esse autocuidado. Cada vez mais encontramos consumidoras interessadas em saber mais sobre produtos, formulação e sobre sua pele. É natural que quanto mais se procure saber, mais dúvidas se tenha sobre o tema”, justifica Cunha.