A Haskell Cosméticos, marca mineira de cuidados capilares que atua há mais de duas décadas no mercado nacional, além de estar presente em cerca de 20 países, acaba de passar por uma grande reformulação. As mudanças começaram pela composição dos produtos, que ganharam uma porcentagem maior de ingredientes de origem vegetal.

Vegetalização das fórmulas

A vegetalização é uma evolução de nossas fórmulas anteriores. Muitas foram criadas há 20 anos e não vinham mais ao encontro de nosso propósito, que é caminhar rumo a um futuro melhor”, afirma a gerente de marketing Mayara Araújo. Sucesso de vendas da marca, a linha Cavalo Forte, por exemplo, teve a queratina animal trocada por queratina vegetal. “Sabemos que ainda há um longo trajeto a percorrer, mas já estamos neste caminho e avançamos dia após dia”.

Os produtos da marca também se tornaram livres de parabenos. “Os parabenos são conservantes que atuam como inibidores de crescimento microbiano e prolongam a data de validade dos cosméticos. Embora não tenha um estudo científico conclusivo, muito se fala sobre eles serem prejudiciais à saúde. Atenta às demandas do mercado e em busca sempre do melhor, substituímos 100% esse conservante em todo seu portfólio”, diz Araújo.

Outra mudança nas fórmulas da Haskell foi uma expressiva diminuição no uso de corantes. “Usados para darem uma cor mais atraente aos cosméticos, os corantes são considerados agentes poluentes. Pensando no meio ambiente, reduzimos em 85% a presença de corantes nos produtos, sendo mantidos apenas nos itens em que a performance também depende dos corantes”, explica a gerente.

Ela informa que com as alterações realizadas nas fórmulas, 85% do portfólio de tratamento capilar também se tornou vegano e que está no planejamento da Haskell se tornar totalmente vegana no futuro. “Queremos evoluir nesse sentido e estamos trabalhando para isso”. Ela cita como um passo importante a recém conquistada certificação PETA – People for the Ethical Treatment of Animals, que atesta que a empresa é livre de crueldade animal em toda a sua cadeia produtiva.

Redução do impacto ambiental

Além da reformulação dos produtos, a Haskell também investiu em ações que visam a redução do impacto ambiental do plástico. “Queremos compensar a quantidade de plástico que inserimos no mercado por meio das nossas embalagens. Firmamos parceria com a EuReciclo, empresa que certifica a logística reversa de embalagens pós consumo, gerando incentivos para elevar as taxas de reciclagem no país”, afirma Araújo.

A gerente de marketing conta que o processo de transformações levou quase três anos. “Voltamos o olhar para dentro para agora externalizar essa evolução.” Para acompanhar todas essas mudanças e reforçar seu posicionamento no mercado nacional e internacional, a Haskell também apresentou uma nova identidade visual. “As cores e os rótulos foram redesenhados. Trouxemos mais modernidade e novos elementos, que interagem melhor com esse momento da companhia”, diz Araújo.

O diretor de arte da empresa Luciano Lima diz que as embalagens se tornaram mais funcionais e personalizadas. “Evoluímos o shape já existente, adicionando frisos no coroamento para gerar elegância, harmonia e continuidade visual no ponto de venda”. Os claims e atributos também foram reescritos para facilitar a interpretação das informações pelo consumidor. “Tudo isso para alinhar a embalagem com o novo propósito da marca”, ele afirma.