A Hypera Pharma é uma das maiores companhias farmacêuticas do Brasil, liderando o mercado de medicamentos de isentos de prescrição com marcas muito conhecidas pelos brasileiros, como Benegrip, Engov e Neosaldina. A empresa vem também conquistando espaço no mercado brasileiro de dermocosméticos desde 2010, quando adquiriu a Mantecorp Skincare.
“O mercado de dermocosméticos é guiado pela inovação e o lançamento de novos produtos. Para nós, que somos uma indústria farmacêutica, que lida com a ciência no dia a dia, desenvolvendo em nossos laboratórios novos ingredientes e formulações, entrar nessa indústria que também tem esse ‘driver’ era muito complementar”, afirma Adalmario Couto, head da unidade de negócios em skincare na Hypera Pharma.
Ele conta que a empresa sempre teve como foco as necessidades do consumidor brasileiro. “A pele do brasileiro é diferente da pele ‘lá de fora’. Então, nós, como laboratório brasileiro, já acostumados a desenvolver medicamentos e suplementos para esse público, tivemos com a Mantecorp a oportunidade de entrar também nesse mundo de dermatologia voltada à pele brasileira.”
Com diferentes posicionamentos, marcas de skincare se completam no portfólio
Dez anos depois, a Hypera Pharma comprou a marca de clean beauty Simple Organic e, em 2021, a Bioage Skincare, especialista em tratamentos estéticos profissionais. “A Mantecorp Skincare é a marca mais reconhecida pelos médicos dermatologistas. A Simple Organic, uma marca 100% nativa digital, é muito conhecida pelo consumidor final. Já a Bioage é focada em esteticistas, uma categoria que reúne mais de 500 mil profissionais no Brasil. Então são marcas muito complementares dentro do nosso portfólio, cada uma com uma estratégia de posicionamento de canal diferente”, diz Couto.
O executivo revela que atualmente cerca de 10% do faturamento total da Hypera Pharma vem dessas três marcas. “Simple Organic e Bioage Skincare vêm crescendo bastante, mas a Mantecorp Skincare é bem maior. Ela é uma marca que nasceu na dermatologia, qualquer dermatologista no Brasil conhece e recomenda a Mantecorp.”
O objetivo da Hypera Pharma é aproximar o consumidor final de sua principal marca de skincare. “Nosso foco principal é tornar a Mantecorp reconhecida também pelo público consumidor e estamos fazendo um forte trabalho para isso. Nós estamos investindo muito no digital, trazendo influenciadores para promover a marca e estamos investindo nas vendas, não só em farmácias, mas também no ambiente online.”
Proteção solar é principal categoria, mas hidratação vem crescendo
A categoria de proteção solar é a principal no portfólio, respondendo por 30% das vendas, seguida de perto por hidratação, que chegou a 25%. O head de negócios em skincare fala que a marca de proteção solar Episol teve importantes lançamentos neste ano, como os protetores faciais Intense Stick e Sec Acqua com e sem cor. Entre as próximas novidades estão Episol Glow e Episol Bronze.
“Mas estamos crescendo muito em hidratação. No último ano, essa categoria ultrapassou a proteção solar, acredito que, principalmente, por conta de lançamentos bem relevantes que fizemos”, aponta Couto. O hidratante facial Epidrat Hyalu Stick e as três versões do Lip Oil Epidrat Hyalu estão entre eles.
Ele diz que 2025 foi um ano muito bom para a marca e a divisão de dermocosméticos. “É um setor que cresce de 10 a 15% ao ano, dependendo da conjuntura de mercado, e nós estamos crescendo acima desse patamar. Então, nossa estratégia como a companhia é continuar ganhando participação no mercado.”
Para isso, Couto não descarta novas aquisições de marcas do setor. A da Hypera Pharma é uma empresa que nasceu de aquisições, tanto na parte farmacêutica como em dermatologia. “Estamos sempre olhando o mercado para oportunidades de marcas que podem complementar nosso portfólio. A estratégia principal de crescimento é orgânica, mas também pensamos em movimentos inorgânicos.”


















