Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Cosmoprof adiado para setembro, na esteira da declaração de pandemia pela OMS

A 53a edição do salão Cosmoprof Worldwide Bologna foi mais uma vez adiada. Diante da proporção que a epidemia do novo coronavírus, oficialmente declarada pandemia, ganhou na Europa e nos Estados Unidos, o evento foi reprogramado para o mês de setembro.

A epidemia de Covid-19 continua perturbando o calendário anual de salões internacionais. Os organizadores da feira Cosmoprof de Bolonha, na Itália, acabam de anunciar uma nova mudança de data para a realização do evento, que finalmente abrirá suas portas de 3 a 7 de setembro de 2020.

"Desde 23 de fevereiro, quando a Itália tomou medidas de emergência em razão da epidemia de coronavírus, temos acompanhado de perto a situação, a fim de determinar as melhores soluções para atender à indústria de cosméticos", declarou Gianpiero Calzolari, presidente da BolognaFiere. "As restrições em vigor na Itália e os controles em relação às viagens internacionais implementados por outros países não nos permitem, atualmente, oferecer as condições necessárias à promoção das atividades comerciais e de interação entre os participantes de um evento global como o Cosmoprof. A decisão de adiar o salão para setembro, tomada por razões óbvias de prudência diante da emergência sanitária, é o resultado de um diálogo responsável, estabelecido com as associações e instituições, buscando um mesmo objetivo: criar um ambiente mais propício à revitalização do setor".

Situação qualificada como pandemia pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), diante do surto de Covid-19, que já contaminou mais de 124 mil pessoas desde o final de dezembro, declarou na quarta-feira que o planeta está atravessando uma "pandemia", mas garantiu que a situação "não está fora de controle". Além da China, os países mais afetados são Itália, Irã, Coreia do Sul e Espanha.

Ainda na quarta-feira, vários índices refletiram a extensão da crise na Europa: Albânia, Suécia, Irlanda, Bélgica, Panamá e Bulgária registraram suas primeiras vítimas fatais. Cuba, Brunei, Honduras, Bolívia, Costa do Marfim e Turquia também anunciaram ter diagnosticado os primeiros casos de coronavírus em seus territórios.

Nos Estados Unidos, o primeiro sinal de que a situação exigia medidas de emergência veio com a decisão do governo de Nova York de criar uma zona de contenção em torno do subúrbio de New Rochelle, epicentro de um foco de epidemia. Logo depois, o presidente Donald Trump decidiu fechar as fronteiras do país durante 30 dias, proibindo a entrada de viajantes provenientes da Europa.

"O Cosmoprof é um evento internacional que todos os anos atrai para Bolonha mais de 265 mil profissionais oriundos de 150 países. As restrições impostas atualmente reduzirão nos próximos meses a presença, na Itália, de compradores, distribuidores e varejistas dos principais mercados da Europa, da Ásia e do continente americano, o que nos privará do motor que impulsiona o evento", explicou Enrico Zannini, diretor-geral da BolognaFiere Cosmoprof SpA.

Em Wall Street, a reação do mercado acionário mostrou-se à altura da gravidade da crise: na tarde de quarta-feira, as ações mais uma vez despencaram vertiginosamente. De maneira geral, as perturbações que têm afetado as cadeias de abastecimento provenientes da China, a queda na demanda e a flutuação nas bolsas de valores provocaram uma série de alertas nos resultados das empresas.

Ontem, os organizadores do salão Esxence de Milão também anunciaram um novo adiamento do evento.

V.G., com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

Rosalia Di Gesu
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido? Em (...)

+ informações

Seções