A epidemia de Covid-19 continua perturbando o calendário anual de salões internacionais. Os organizadores da feira Cosmoprof de Bolonha, na Itália, acabam de anunciar uma nova mudança de data para a realização do evento, que finalmente abrirá suas portas de 3 a 7 de setembro de 2020.

"Desde 23 de fevereiro, quando a Itália tomou medidas de emergência em razão da epidemia de coronavírus, temos acompanhado de perto a situação, a fim de determinar as melhores soluções para atender à indústria de cosméticos", declarou Gianpiero Calzolari, presidente da BolognaFiere. "As restrições em vigor na Itália e os controles em relação às viagens internacionais implementados por outros países não nos permitem, atualmente, oferecer as condições necessárias à promoção das atividades comerciais e de interação entre os participantes de um evento global como o Cosmoprof. A decisão de adiar o salão para setembro, tomada por razões óbvias de prudência diante da emergência sanitária, é o resultado de um diálogo responsável, estabelecido com as associações e instituições, buscando um mesmo objetivo: criar um ambiente mais propício à revitalização do setor".

Situação qualificada como pandemia pela OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), diante do surto de Covid-19, que já contaminou mais de 124 mil pessoas desde o final de dezembro, declarou na quarta-feira que o planeta está atravessando uma "pandemia", mas garantiu que a situação "não está fora de controle". Além da China, os países mais afetados são Itália, Irã, Coreia do Sul e Espanha.

Ainda na quarta-feira, vários índices refletiram a extensão da crise na Europa: Albânia, Suécia, Irlanda, Bélgica, Panamá e Bulgária registraram suas primeiras vítimas fatais. Cuba, Brunei, Honduras, Bolívia, Costa do Marfim e Turquia também anunciaram ter diagnosticado os primeiros casos de coronavírus em seus territórios.

Nos Estados Unidos, o primeiro sinal de que a situação exigia medidas de emergência veio com a decisão do governo de Nova York de criar uma zona de contenção em torno do subúrbio de New Rochelle, epicentro de um foco de epidemia. Logo depois, o presidente Donald Trump decidiu fechar as fronteiras do país durante 30 dias, proibindo a entrada de viajantes provenientes da Europa.

"O Cosmoprof é um evento internacional que todos os anos atrai para Bolonha mais de 265 mil profissionais oriundos de 150 países. As restrições impostas atualmente reduzirão nos próximos meses a presença, na Itália, de compradores, distribuidores e varejistas dos principais mercados da Europa, da Ásia e do continente americano, o que nos privará do motor que impulsiona o evento", explicou Enrico Zannini, diretor-geral da BolognaFiere Cosmoprof SpA.

Em Wall Street, a reação do mercado acionário mostrou-se à altura da gravidade da crise: na tarde de quarta-feira, as ações mais uma vez despencaram vertiginosamente. De maneira geral, as perturbações que têm afetado as cadeias de abastecimento provenientes da China, a queda na demanda e a flutuação nas bolsas de valores provocaram uma série de alertas nos resultados das empresas.

Ontem, os organizadores do salão Esxence de Milão também anunciaram um novo adiamento do evento.