Há cerca de dois meses, o TikTok Shop chegou ao Brasil. Integrando conteúdo, entretenimento e, agora, compra, a rede social com cerca de 100 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo o relatório “Estado do Marketing de Influência no Brasil 2025” (HypeAuditor/ ESPM), conecta consumidores e marcas, sendo uma nova oportunidade para o mercado de beleza no país.

De acordo com o TikTok, a plataforma já é um ambiente no qual produtos cosméticos e de beleza têm bastante procura. “O TikTok Shop eleva essa dinâmica ao permitir que os consumidores encontrem e adquiram produtos de forma fluida e integrada”, por meio de recursos como live shoppings, vitrine virtual e marketplace.

Para lançar o e-commerce no Brasil, o TikTok convidou marcas de diferentes segmentos, incluindo Saúde & Beleza, para estrearem no canal. Uma delas foi a Avon. “Para Avon, estar nessa nova ferramenta reforça nossa estratégia de ampliação digital, especialmente entre o público mais jovem, conectado com as tendências em tempo real e altamente engajado com conteúdo de beleza, portanto, um consumidor muito estratégico para nós”, afirma Juliana Barros, diretora de marketing e comunicação da Avon.

Comportamento da audiência, novos formatos e conexões mais autênticas

A rede realmente tem forte presença entre jovens: dois terços dos seus usuários estão abaixo dos 24 anos, segundo o relatório da HypeAuditor/ ESPM. “Queremos apresentar nosso portfólio de forma leve, interativa e alinhada ao comportamento digital dessa geração. A Avon ser uma das primeiras marcas a aderir à plataforma reforça nosso DNA inovador e olhar atento às tendências do mercado. Participar desde o início nos coloca em posição estratégica para entender rapidamente os comportamentos da audiência, testar formatos e criar conexões ainda mais autênticas”, diz Barros.

A Amend Cosméticos também foi uma das primeiras a entrar no e-commerce. “Quando recebemos o convite para fazer parte do lançamento do TikTok Shop no Brasil, entendemos que era uma oportunidade de estarmos na vanguarda da inovação em vendas digitais. Isso nos permitiu explorar um novo canal de vendas e testar formatos criativos de engajamento com um público altamente conectado. O pioneirismo também nos dá vantagem competitiva: aprendemos mais rápido, ajustamos rotas com agilidade e já colhemos resultados expressivos”, declara o CEO João Paulo Chaccur.

Para ele, a chegada do TikTok Shop representa uma nova era para o e-commerce de beleza no Brasil, já que muda a forma como o consumidor descobre, se relaciona e compra produtos de beleza, especialmente os mais jovens. “Já estamos percebendo um aumento relevante na presença desse público nas nossas interações e conversões. Acreditamos que essa aproximação fortalece nossa marca no longo prazo, consolidando a Amend como uma escolha relevante e aspiracional também para a nova geração.

Espaço valioso para o lançamento de produtos e ativações

A rede de perfumarias Sumirê também participou do lançamento do TikTok Shop no Brasil. “Enxergamos um espaço valioso para lançar produtos, fazer ativações com alto potencial de engajamento e estar onde nosso consumidor está. O brasileiro já consome muito conteúdo na plataforma e cada vez mais descobre marcas e produtos por ali. Então, por que não também comprar de forma prática e integrada?”, questiona a diretora executiva Renata Minami.

Ela diz que fazer parte do grupo de marcas selecionadas para a estreia é um reconhecimento dos 40 anos de trajetória da empresa, mas também de sua capacidade de inovar e acompanhar as transformações do setor. “Mesmo com raízes fortes no varejo físico, estamos em constante movimento para evoluir com o mercado e o comportamento do consumidor.

Para Minami, o TikTok Shop é mais um canal de vendas e não deve substituir nenhum outro. “É difícil dizer seu potencial de vendas, ele é grande, mas precisamos lembrar que é utilizado principalmente por jovens que, não necessariamente, são os compradores dos produtos. Mas, apostamos muito na importância desse canal.”

Barros, da Avon, define a plataforma como um canal estratégico de vendas, que chegou ao Brasil para somar em um ecossistema cada vez mais dinâmico. “Vemos como uma oportunidade complementar para alcançar públicos diferentes. É uma inovação que contribui para toda a indústria de cosméticos.