Cosméticos multifuncionais não são mais exclusividade para a pele. A categoria de skincare acompanhou a explosão dos BB Creams, a partir de 2012, com produtos faciais que rapidamente conquistaram consumidores ao oferecer benefícios como hidratação, cobertura de imperfeições e uniformização do tom da pele. CC Cream, DD Cream e até ZZ Cream chegaram às prateleiras e não demorou para a “tendência do alfabeto” despontar também no segmento capilar.

Flavia Zanella, coordenadora de marketing na Croda

Flavia Zanella, coordenadora de marketing em personal care na Croda para a América Latina aponta três fatores para o fenômeno dos multifuncionais. A sustentabilidade, que gerou uma demanda de consumo consciente, com menor geração de resíduos e economia de recursos naturais, como água e energia; o avanço da tecnologia, que mudou de vez o mercado e segue acelerando o ritmo de vida; e o cenário econômico no Brasil, que obrigou a população a rever seus hábitos de compras, impactando a indústria consequentemente.

Esses três cenários contribuíram para o surgimento da ‘tendência conveniência’ e, dentro dela, para o crescimento no interesse e desenvolvimento de produtos multifuncionais, tanto para fabricantes de produtos como para os fornecedores de matérias primas”, explica Zanella.

Para clientes, o diferencial está na praticidade e nos resultados prometidos por estes cosméticos. “Cada vez mais o público busca produtos multifuncionais que facilitem sua rotina corrida, mas que também sejam eficazes”, afirma Luciano Faria, gestor de projetos da Lacan. Para atender a esse desejo do mercado, a marca especializada em tratamento capilar lançou não só um produto, mas uma linha toda dedicada a esta categoria, a BB Cream Excellence. “Nossa proposta é disponibilizar aos brasileiros uma linha completa de produtos que tratem os mais diversos tipos de necessidades capilares”.

Divulgando benefícios como nutrição, reparação, desembaraço, proteção solar e manutenção da cor, os multifuncionais podem ser aplicados nos fios úmidos ou secos e, dependendo da fórmula e do tipo do cabelo, eles servem como máscara, leave-in ou condicionador.

Muitas vezes, os múltiplos benefícios destes produtos para os cabelos vêm da própria multifuncionalidade das matérias primas usadas em sua composição”, diz Zanella. A gerente da Croda cita como exemplo, um ingrediente que forma uma película sobre o fio de cabelo, selando as cutículas. “Ele vai uniformizar sua superfície e trazer benefícios como redução de frizz, facilidade de pentear, aumento de brilho, sensação de maciez e aparência saudável. Com isso, um único ativo, efetivo e eficaz, confere muitos benefícios ao produto e, mais importante, para o consumidor”.

Se por um lado os multifuncionais são mais práticos e versáteis, substituindo diferentes cosméticos com funções específicas para o cabelo, podemos questionar se os resultados obtidos não seriam mais superficiais. Para Kamila Fonseca, da Salon Line, eles cumprem o que prometem. “Os produtos são desenvolvidos de forma que todos os benefícios sejam efetivos e garantam a satisfação do consumidor”, diz a gerente de marketing da marca, que tem em seu portfólio o finalizador CC Cream Maria Natureza.

Já Giselle Canavaci, gerente de produto da Dermage, acredita que tudo “depende da associação de substâncias que podem potencializar a ação”. A empresa, que já trabalhava com multifuncional facial, lançou o BB Cream Capilar e anuncia novidades na categoria. “Em breve, apresentaremos o BB Oil, um óleo multifuncional para o rosto, cabelo e corpo”, antecipa.

Ao que indica, a “tendência do alfabeto” veio para ficar. “A expectativa é que produtos multifuncionais permaneçam no mercado, pois atendem a diferentes expectativas expressadas pelos consumidores. Tanto pela praticidade e conveniência, como pela eficácia e benefícios oferecidos em um único produto”, completa Flavia Zanella.