Cosméticos multifuncionais não são mais exclusividade para a pele. A categoria de skincare acompanhou a explosão dos BB Creams, a partir de 2012, com produtos faciais que rapidamente conquistaram consumidores ao oferecer benefícios como hidratação, cobertura de imperfeições e uniformização do tom da pele. CC Cream, DD Cream e até ZZ Cream chegaram às prateleiras e não demorou para a “tendência do alfabeto” despontar também no segmento capilar.

Flavia Zanella, coordenadora de marketing na Croda

Flavia Zanella, coordenadora de marketing na Croda

Flavia Zanella, coordenadora de marketing em personal care na Croda para a América Latina aponta três fatores para o fenômeno dos multifuncionais. A sustentabilidade, que gerou uma demanda de consumo consciente, com menor geração de resíduos e economia de recursos naturais, como água e energia; o avanço da tecnologia, que mudou de vez o mercado e segue acelerando o ritmo de vida; e o cenário econômico no Brasil, que obrigou a população a rever seus hábitos de compras, impactando a indústria consequentemente.

Esses três cenários contribuíram para o surgimento da ‘tendência conveniência’ e, dentro dela, para o crescimento no interesse e desenvolvimento de produtos multifuncionais, tanto para fabricantes de produtos como para os fornecedores de matérias primas”, explica Zanella.

Para clientes, o diferencial está na praticidade e nos resultados prometidos por estes cosméticos. “Cada vez mais o público busca produtos multifuncionais que facilitem sua rotina corrida, mas que também sejam eficazes”, afirma Luciano Faria, gestor de projetos da Lacan. Para atender a esse desejo do mercado, a marca especializada em tratamento capilar lançou não só um produto, mas uma linha toda dedicada a esta categoria, a BB Cream Excellence. “Nossa proposta é disponibilizar aos brasileiros uma linha completa de produtos que tratem os mais diversos tipos de necessidades capilares”.

Divulgando benefícios como nutrição, reparação, desembaraço, proteção solar e manutenção da cor, os multifuncionais podem ser aplicados nos fios úmidos ou secos e, dependendo da fórmula e do tipo do cabelo, eles servem como máscara, leave-in ou condicionador.

Muitas vezes, os múltiplos benefícios destes produtos para os cabelos vêm da própria multifuncionalidade das matérias primas usadas em sua composição”, diz Zanella. A gerente da Croda cita como exemplo, um ingrediente que forma uma película sobre o fio de cabelo, selando as cutículas. “Ele vai uniformizar sua superfície e trazer benefícios como redução de frizz, facilidade de pentear, aumento de brilho, sensação de maciez e aparência saudável. Com isso, um único ativo, efetivo e eficaz, confere muitos benefícios ao produto e, mais importante, para o consumidor”.

Se por um lado os multifuncionais são mais práticos e versáteis, substituindo diferentes cosméticos com funções específicas para o cabelo, podemos questionar se os resultados obtidos não seriam mais superficiais. Para Kamila Fonseca, da Salon Line, eles cumprem o que prometem. “Os produtos são desenvolvidos de forma que todos os benefícios sejam efetivos e garantam a satisfação do consumidor”, diz a gerente de marketing da marca, que tem em seu portfólio o finalizador CC Cream Maria Natureza.

Já Giselle Canavaci, gerente de produto da Dermage, acredita que tudo “depende da associação de substâncias que podem potencializar a ação”. A empresa, que já trabalhava com multifuncional facial, lançou o BB Cream Capilar e anuncia novidades na categoria. “Em breve, apresentaremos o BB Oil, um óleo multifuncional para o rosto, cabelo e corpo”, antecipa.

Ao que indica, a “tendência do alfabeto” veio para ficar. “A expectativa é que produtos multifuncionais permaneçam no mercado, pois atendem a diferentes expectativas expressadas pelos consumidores. Tanto pela praticidade e conveniência, como pela eficácia e benefícios oferecidos em um único produto”, completa Flavia Zanella.