Luiza Lessa vem do ramo da moda. Com experiência em estamparia e estilo, a carioca radicada em São Paulo é fundadora e CEO da nova marca de skincare PL (lê-se pele). “Moda e beleza caminham juntas. Sempre fui entusiasta e curiosa quando o assunto é cosmético. Porém, sentia falta de uma marca que simplificasse a rotina de cuidados, com fórmulas multifuncionais, preço justo e que fosse mais próxima do consumidor”, afirma.

Skinimalism

A ideia da marca surgiu durante a pandemia de Covid-19. “É um desafio empreender, mas é na crise que estão as melhores oportunidades”, diz Lessa. Lançada no início de 2022, a PL chega ao mercado com uma proposta de “skinimalism” e um portfólio inicial bastante enxuto: um cleansing oil e um sérum multivitamínico.

A empresária lembra que a tendência do “menos é mais” no cuidado com a pele vem crescendo nos últimos anos, graças a produtos com multibenefícios, que permitem proteger e tratar a pele e realçar a beleza natural de cada mulher, sem que elas precisem passar por várias etapas de cuidados. “Nós já temos muitas obrigações e o skincare não pode ser mais uma delas”, declara.

Ela explica que o sérum Face Love, com vitaminas de A a F, além de ácido hialurônico, pode ser usado antes do protetor solar, misturado com a base na hora da maquiagem, após o banho e higienização da pele ou antes de dormir. Já o óleo de limpeza Beauty Oil, formulado com ingredientes antioxidantes, pode substituir o sabonete facial e demaquilante, melhorando a aparência dos cravos. Veganos, eles são feitos com ingredientes orgânicos e livres de parabenos.

Novos lançamentos

Com planos de introduzir no catálogo novos itens (vitamina C, hidrante com FPS e creme para olhos e boca são cogitados) a partir do segundo semestre deste ano, um de cada vez, a CEO diz que a estratégia da empresa vai além dos lançamentos. “Queremos estar perto das nossas consumidoras, acompanhando o seu lifestyle, entendendo seus desafios e criando produtos que atendam às suas reais necessidades”.

Para isso, antes mesmo da estreia da marca, a PL colocou no ar, em setembro de 2021 o blog Power Ladies Club (PLClub), com conteúdos relacionados à beleza, bem-estar, moda e comportamento. “A Glossier começou assim e hoje está avaliada em US$ 1,2 bilhão”, fala Lessa sobre a marca norte-americana de skincare e maquiagem que teve origem a partir do blog Into the Gloss. “A conexão digital com as consumidoras permitiu à PL identificar padrões de consumo para desenvolver nossos produtos e com essa filosofia seguiremos a pensar em lançamentos futuros”.

A beauty start-up chegou ao mercado pelo canal digital, com vendas no site próprio, e-commerce da rede Raia-Drogasil e marketplaces. Em médio prazo, também está no plano de negócios da empresa a venda direta de seus produtos. Sobre loja própria, a empreendedora diz que não é objetivo principal, mas considera relevante para a construção de marca. “É muito importante construir um relacionamento com as clientes, gerar credibilidade e isso se conquista aos poucos”.

Feita por mulheres e para mulheres, a PL tem como público alvo jovens. “É um grande desafio falar com as novas gerações. Precisamos dar mais atenção a essas meninas, que já nascem conscientes que precisamos de um mundo melhor, com mais diversidade, transparência e de beleza real. Estamos trabalhando para entregar a melhor experiência”, finaliza Lessa.