Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

Sustentabilidade: La Roche-Posay lança primeira bisnaga à base de papelão

A marca do Grupo L’Oréal deu mais um passo rumo ao objetivo de reduzir drasticamente o impacto ambiental de suas operações, lançando a primeira bisnaga para cosméticos fabricada com papelão. Desenvolvida em parceria com a Albéa, essa inovadora embalagem oferece uma redução significativa do volume de plástico usado e, portanto, da pegada de carbono do produto. A marca também tomou o cuidado de selecionar uma fórmula que não fosse agressiva para o ecossistema marinho e tivesse comprovada eficácia, em particular em termos de proteção contra os raios UVA.

Disponível na França em meados de maio, a nova loção solar hidratante para o corpo da gama Anthelios tem ação específica contra os efeitos negativos da exposição ao sol. Mas, além de oferecer alta proteção à pele, o produto minimiza o impacto para a vida marinha, utilizando uma embalagem ecologicamente responsável, desenvolvida com tecnologia de última geração.

Redução do plástico

A nova bisnaga à base de papelão contém 45% de plástico a menos que uma bisnaga tradicional. Fruto da parceria internacional anunciada em outubro do ano passado pela L’Oréal e pela Albéa, líder mundial do setor de embalagens para produtos de beleza, a nova geração de bisnagas é uma alternativa às diversas soluções atualmente utilizadas para a comercialização de produtos cosméticos.

"Foi preciso adaptar nosso processo de fabricação a essa tecnologia inovadora, substituindo parcialmente o plástico por papelão. Trata-se de uma embalagem pioneira", revela Barbara de Saint-Aubin, diretora-geral da Albéa Tubes Europe.

A nova bisnaga à base de papelão contém 45% de plástico a menos que uma bisnaga (...)

A nova bisnaga à base de papelão contém 45% de plástico a menos que uma bisnaga tradicional.

Como a maioria das bisnagas para cosméticos, a nova embalagem não é reciclável, mas oferece vantagens consideráveis para o meio ambiente, principalmente em termos de pegada de carbono.

"O lançamento da primeira bisnaga à base de papelão constitui um marco importante no trabalho que temos desenvolvido para reduzir a pegada ambiental das embalagens. A ideia, agora, é ampliar o uso dessa tecnologia experimental a outros carros-chefe da marca e promover sua utilização no maior número possível de países", afirma Laetitia Toupet, diretora-geral Internacional da La Roche-Posay.

O mercado já disponibiliza outros tipos de bisnagas ecológicas para cosméticos, como bisnagas em monomaterial (algumas recicláveis), bisnagas à base de plásticos reciclados pós-consumo (PCR) e bisnagas à base de bioplásticos. A diferença é que, com a nova solução, a La Roche-Posay dá um salto rumo a uma redução significativa do volume de plásticos virgens presentes em seus produtos, substituindo-os por materiais reciclados. Em 2020, a La Roche-Posay vai superar o marco de 25% de plástico reciclado nas embalagens de seus produtos, um volume dez vezes maior que em 2018. O objetivo da empresa é chegar a 70% até 2025, o que equivale a uma economia de 10 mil toneladas de plástico virgem em cinco anos.

Desde 2012, a marca vem também apostando na redução do peso das bisnagas, o que diminui também o volume de plástico em sua composição. Todos os frascos de tamanho grande terão seu peso reduzido em 10% ainda em 2020.

Proteção da pele e do ambiente marinho

Além das inovações no campo de embalagens, a La Roche-Posay leva muito a sério seu compromisso de oferecer fórmulas não agressivas para o ecossistema aquático. Os produtos Anthelios são submetidos a testes em água doce e água salgada, com uma amostra representativa de organismos marinhos. O laboratório da empresa contratou especialistas do Centro Científico de Mônaco (CSM) para definir novos padrões de avaliação capazes de medir, entre outros efeitos, o impacto dos produtos solares sobre os recifes de coral.

O compromisso com o meio ambiente em nada interfere com o trabalho que a marca vem realizando para oferecer proteção eficaz para a pele. Um bom exemplo é a nova loção hidratante Anthelios, desenvolvida com a tecnologia patenteada Netlock, fruto de pesquisas realizadas pelos laboratórios da L’Oréal. O produto oferece proteção reforçada contra os raios UVA, graças à sua fórmula altamente resistente à água, ao suor e à areia.

A loção hidratante Anthelios traduz o avanço da La Roche-Posay no caminho rumo a uma redução drástica de sua pegada ambiental. A marca também anunciou que outros modelos de embalagem à base de papel ou papelão estão atualmente em fase de testes.

Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Novos horizontes nos cuidados da pele

Lipotec - Lubrizol
Novos horizontes nos cuidados da pele

A sociedade está a mover-se para um estilo de vida mais minimalista, menos movido pela acumulação e consumo, e mais pela multifuncionalidade e simplicidade. Está a acabar o “quanto mais melhor” e é tempo de reduzir o nosso impacto no planeta, vivendo uma vida mais natural. Nos cuidados da pele, os consumidores procuram produtos poderosos e (...)

+ informações

Seções