Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

Albéa e Colgate lançam primeiro tubo reciclável para creme dental

A Albéa produziu para a Colgate-Palmolive um tubo de creme dental fabricado em HDPE. Com o uso desse material, o produto será o primeiro do gênero a entrar para o rol das embalagens recicláveis. Após um processo de desenvolvimento que durou mais de cinco anos, o tubo foi lançado no Reino Unido com a marca Smile for Good, da Colgate. Nos Estados Unidos, ele será lançado em meados de 2020 com o creme dental Tom’s of Maine.

Segundo um recente estudo realizado pela Colgate-Palmolive, quase dois terços dos britânicos não sabem que os tubos de creme dental não podem ser reciclados [1]. Atualmente, a maioria das embalagens são fabricadas com folhas de plástico laminadas (geralmente uma associação de diversos tipos de plástico) que envolvem, como um sanduíche, uma fina camada de alumínio. Essa mistura de materiais impossibilita a reciclagem pelos métodos convencionais.

Acondicionado em um tubo de HDPE (Polietileno de Alta Densidade), o creme dental Smile for Good promete revolucionar o mercado. O HDPE é um polímero geralmente usado para fabricar garrafas de leite e frascos para alimentos, oferecendo ampla capacidade de reciclagem.

Produzido pela Albéa, o tubo é o primeiro a ser considerado reciclável pela APR (Association of Plastic Recyclers) e pela RecyClass (programa que objetiva melhorar a reciclabilidade das embalagens). As duas entidades são responsáveis pela definição das normas de reciclabilidade, uma na América do Norte e a outra na Europa.

Segundo a Colgate-Palmolive, se considerarmos apenas os cremes dentais, são utilizados aproximadamente 20 bilhões de tubos por ano no mundo. Para reduzir o impacto dessa embalagem de plástico tão presente no dia a dia do consumidor e uma das últimas que, ainda hoje, não tem como ser reciclada, a Colgate decidiu compartilhar essa tecnologia com os concorrentes.

O creme dental Smile for Good da Colgate está disponível desde janeiro nas lojas Sainsbury’s, Boots, Superdrug, Wilko, Waitrose, Ocado e Amazon do Reino Unido. A partir do mês de fevereiro, poderá também ser encontrado nos supermercados das redes Tesco e Morrisons. Nos Estados Unidos, o tubo fará sua estreia com a marca Tom’s of Maine, ainda em 2020.

Depois do recente lançamento de uma escova de dentes de bambu impregnada de carvão vegetal e da parceria firmada com a TerraCycle, o novo tubo do Smile for Good representa para a Colgate um novo passo rumo à sustentabilidade de seus produtos. A meta fixada pela empresa é que todas as suas embalagens sejam recicláveis até 2025.

Para a Albéa, essa inovação constitui uma nova etapa no desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para o setor de higiene e beleza. Em novembro passado, esse fabricante de embalagens já havia apresentado, junto com a L’Oréal, um projeto de tubo de papelão.

Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)


Observações

[1Colgate-Palmolive, The Conscious Consumer survey, julho de 2019, Base: n= 800 respondentes britânicos

Portfólio

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Reinvenção radical: Quebrando com a próxima década de beleza

Cosmetics Inspiration & Creation
Reinvenção radical: Quebrando com a próxima década de beleza

A beleza é uma indústria em constante mudança. No entanto, algumas delas causam mais impacto que outras. Quanto mais a sociedade muda, mais essas alterações entram em cascata no mercado de beleza. Durante o último seminário MAD Cosmetics Innovations organizado pela Premium Beauty News em Paris, Leila Rochet, fundadora do Cosmetics (...)

+ informações

Seções