Segundo um recente estudo realizado pela Colgate-Palmolive, quase dois terços dos britânicos não sabem que os tubos de creme dental não podem ser reciclados [1]. Atualmente, a maioria das embalagens são fabricadas com folhas de plástico laminadas (geralmente uma associação de diversos tipos de plástico) que envolvem, como um sanduíche, uma fina camada de alumínio. Essa mistura de materiais impossibilita a reciclagem pelos métodos convencionais.

Acondicionado em um tubo de HDPE (Polietileno de Alta Densidade), o creme dental Smile for Good promete revolucionar o mercado. O HDPE é um polímero geralmente usado para fabricar garrafas de leite e frascos para alimentos, oferecendo ampla capacidade de reciclagem.

Produzido pela Albéa, o tubo é o primeiro a ser considerado reciclável pela APR (Association of Plastic Recyclers) e pela RecyClass (programa que objetiva melhorar a reciclabilidade das embalagens). As duas entidades são responsáveis pela definição das normas de reciclabilidade, uma na América do Norte e a outra na Europa.

Segundo a Colgate-Palmolive, se considerarmos apenas os cremes dentais, são utilizados aproximadamente 20 bilhões de tubos por ano no mundo. Para reduzir o impacto dessa embalagem de plástico tão presente no dia a dia do consumidor e uma das últimas que, ainda hoje, não tem como ser reciclada, a Colgate decidiu compartilhar essa tecnologia com os concorrentes.

O creme dental Smile for Good da Colgate está disponível desde janeiro nas lojas Sainsbury’s, Boots, Superdrug, Wilko, Waitrose, Ocado e Amazon do Reino Unido. A partir do mês de fevereiro, poderá também ser encontrado nos supermercados das redes Tesco e Morrisons. Nos Estados Unidos, o tubo fará sua estreia com a marca Tom’s of Maine, ainda em 2020.

Depois do recente lançamento de uma escova de dentes de bambu impregnada de carvão vegetal e da parceria firmada com a TerraCycle, o novo tubo do Smile for Good representa para a Colgate um novo passo rumo à sustentabilidade de seus produtos. A meta fixada pela empresa é que todas as suas embalagens sejam recicláveis até 2025.

Para a Albéa, essa inovação constitui uma nova etapa no desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para o setor de higiene e beleza. Em novembro passado, esse fabricante de embalagens já havia apresentado, junto com a L’Oréal, um projeto de tubo de papelão.