Sentir o perfume da IA

O fabricante sul-coreano DigitalScent desenvolveu um aparelho capaz de compor um perfume personalizado, com base no humor e nas preferências olfativas de cada usuário.

Uma vez que as preferências tenham sido definidas na tela do terminal, o aparelho borrifa um jato perfumado que fornece uma ideia do resultado final. Nessa etapa, o usuário ainda pode efetuar modificações, antes de tomar a decisão final. Em seguida, o pedido pode ser feito e, em alguns segundos, o aparelho produz, graças à inteligência artificial, uma fragrância original, obtida a partir de um repositório que oferece mais de 1.150 combinações possíveis. O perfume é entregue em um pequeno frasco e custa "três a quatro dólares", segundo uma representante da empresa.

Unhas inteligentes que mudam de cor num piscar de olhos

A empresa iPolish, sediada na Flórida, criou unhas postiças em acrílico que, ao receberem uma descarga elétrica, mudam de cor quase instantaneamente. "Chega de se preocupar com esmalte, removedor, secagem e hora marcada no salão de beleza!", ressalta a empresa.

Segundo a iPolish, cada unha pode exibir até 400 cores e ser recarregada indefinidamente, permitindo que as usuárias combinem a cor das unhas com a roupa que estão usando ou o humor do dia. O kit inicial – dois conjuntos de unhas postiças para colar e o dispositivo eletrônico para conectar ao aplicativo – custa a partir de US$ 95.

Amorepacific: análise da pele por IA

Também presente no CES 2026, a gigante coreana do setor de cosméticos apresentou a Skinsight, plataforma de análise da pele desenvolvida em colaboração com um grupo de pesquisas do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A ferramenta analisa, em tempo real, os sinais de envelhecimento cutâneo e propõe soluções sob medida. A análise é feita com base em um sensor presente num adesivo que o usuário aplica sobre a pele.

A Amorepacific apresentou também uma tecnologia de análise cutânea baseada em IA, integrada ao "espelho de beleza IA", da Samsung Electronics. A partir de um diagnóstico óptico efetuado por câmera, essa tecnologia avalia com precisão o estado dos poros, a vermelhidão, a pigmentação e as rugas e, em seguida, recomenda soluções personalizadas para o cuidado da pele.

Reflexos de longevidade

Com o uso de recursos de IA, a empresa canadense NuraLogix convidou os visitantes do CES 2026 a observar num espelho, ou na tela de um smartphone, a evolução e a saúde da pele. Essa tecnologia, comercializada com o nome de Anura Magic Mirror, efetua a medição de mais de 100 indicadores de saúde e, em apenas 30 segundos, avalia a probabilidade de doenças.

Kolmar Korea associa IA e fotobiomodulação

Com o dispositivo SCAR, o fabricante coreano criou uma solução compacta que integra diversos elementos: análise da pele por inteligência artificial; aplicação ultraprecisa de ativos e pigmentos por um sistema piezoelétrico; e harmonização personalizada do tom de pele. Graças ao aparelho, é possível melhorar a aparência de vários tipos de cicatrizes e imperfeições cutâneas. Segundo a Kolmar Korea, os LED RGB apresentam um comprimento de onda específico, contribuindo para a regeneração da pele mediante o processo de fotobiomodulação.

A luz que acende o olhar

O Hyper Rejuvenating Eye Patch, da LG H&H, foi desenvolvido para o cuidado da região em torno dos olhos. Um modelo de inteligência artificial analisa o contorno dos olhos e o estado da pele e, em função dos resultados, o adesivo LED ultrafino e extensível aplica um protocolo personalizado à base de luz e formulações tópicas sob medida.

Banho de juventude

Outra solução originária da Coreia do Sul, o Balance AI Rejuvenation Shower System, da Ceragem, consiste em um espelho inteligente sem câmera, equipado com sensores infravermelhos e espectrais. Com o uso de inteligência artificial, o dispositivo analisa o rosto do usuário e, por eletrólise, ajusta o pH da água em tempo real. O aparelho também reduz a dureza da água graças a um sistema de troca de íons, além de liberar complexos de vitaminas e ativos para o cuidado da pele, usando cartuchos NFC. De acordo com a empresa, "a personalização da água do chuveiro promove a saúde da barreira cutânea, reduz irritações e contribui para o cuidado de peles com tendência à acne e peles sensíveis".

Cosméticos personalizados disponíveis nas lojas

O sistema automatizado MaXpace, da Cosmax, possibilita a criação instantânea e personalizada de cuidados da pele, bases faciais e produtos para os lábios, diretamente nos pontos de venda. Com cartuchos modulares intercambiáveis associados a um algoritmo de formulação em fase de patenteamento, o aparelho fabrica uma série de produtos. Desenvolvido pelo fabricante de cosméticos sul-coreano Cosmax, o dispositivo realiza uma análise da pele e das preferências do consumidor, a fim de gerar uma fórmula otimizada e personalizada.

L’Oréal rouba a cena

Mas, na categoria beleza, quem mais brilhou nesta edição do CES foi incontestavelmente a L’Oréal. O grupo francês levou para o evento uma bela coleção de inovações, muitas das quais receberam prêmios, posicionando-se bem à frente dos concorrentes.

Para alisar os cabelos sem danificar os fios, as equipes de Pesquisa & Inovação do grupo apresentaram o Light Straight + Multi-styler, aparelho que utiliza uma tecnologia patenteada de luz infravermelha. Segundo a L’Oréal, o dispositivo permite pentear-se três vezes mais rápido e deixar os cabelos duas vezes mais lisos do que com o uso dos melhores aparelhos tradicionais para alisamento.

A L’Oréal apresentou também a LED Face Mask, desenvolvida em parceria com a I-Smart Developments, líder mundial de inovação no segmento de dispositivos LED. Máscara flexível em silicone transparente e ultrafino, atualmente em fase de protótipo, ela emite a luz diretamente sobre o rosto, orientando sua ação para os sinais de envelhecimento.

A Kerastase, marca de produtos capilares de luxo do grupo L’Oréal, apresentou o K-Scan, aparelho destinado aos cabeleireiros que, usando recursos de inteligência artificial, podem ajudar a compreender melhor a natureza dos cabelos e do couro cabeludo dos clientes. O dispositivo recomenda produtos adaptados a cada pessoa.

Para o contorno dos olhos, a L’Oréal decidiu apostar nos benefícios da luminoterapia profissional. As LED Eye Masks, lançadas pelo grupo, são adesivos em silicone ultrafinos e sem fio, desenvolvidos para promover o rejuvenescimento nessa região específica.

Com o Renergie Nano-Resurfacer 400 Booster, da Lancôme, o grupo pretende revolucionar a prática de cuidados da pele realizados em casa, graças a uma nova tecnologia de nanochip em silício, equipado com 484 microagulhas piramidais de grande precisão. Contrariamente ao procedimento de microneedling tradicional, muitas vezes doloroso, esse aparelho oferece resultados profissionais, sem danificar a pele nem provocar desconforto.

Por fim, vale mencionar o Enspectra, aparelho de imagiologia celular in vivo não invasivo, inédito em seu gênero, que fornece resultados de qualidade médica, mediante o uso de laser multifotônico que permite escanear diversas camadas da pele com rapidez e precisão inigualáveis. "Esse dispositivo de imagiologia é uma janela que se abre para o universo celular existente sob a superfície da pele. Através dessa janela, podemos observar o colágeno, os danos causados pelo sol, as manchas pigmentares e muitas outras coisas", afirma a L’Oréal.

A edição 2026 do CES reuniu mais de 4.100 expositores, sendo cerca de 1.200 startups, e mais de 148 mil visitantes, posicionando o evento deste ano como o maior desde o fim da pandemia. Muitos expositores comprovaram ser capazes de transformar ideias em soluções práticas e adaptadas ao dia a dia do consumidor, inclusive no que diz respeito à beleza.