A nova tecnologia à base de papelão com certificação ambiental da L'Oréal e...

A nova tecnologia à base de papelão com certificação ambiental da L’Oréal e Albéa (Photo: © Premium Beauty Media)

A L’Oréal e a Albéa firmaram uma parceria para criar embalagens mais ecológicas para produtos cosméticos. A gigante do universo de beleza e a especialista do setor de embalagens apresentaram, no salão Luxe Pack Monaco, uma bisnaga para cosméticos à base de papelão, na qual o plástico é majoritariamente substituído por um material de origem natural. As vantagens dessa inovação para o meio ambiente serão analisadas por meio da técnica multicritérios conhecida como Avaliação do Ciclo de Vida. A previsão é que a embalagem comece a ser produzida industrialmente a partir do segundo semestre de 2020. A substituição do plástico por alternativas mais sustentáveis foi um dos temas dominantes da edição 2019 do salão Luxe Pack Monaco. A companhia finlandesa Stora Enso também apresentou um modelo de bisnaga à base de papelão.

"Desde 2007, estamos empenhados em um programa que objetiva melhorar a pegada ambiental das embalagens utilizadas em nossos produtos", explica Philippe Thuvien, diretor de Embalagem e Desenvolvimento da L’Oréal, em um comunicado divulgado pela empresa. "A nova tecnologia à base de papelão com certificação ambiental representa um passo a mais nessa direção. Trabalhamos com a Albéa desde as fases iniciais do projeto, a fim de desenvolver, no âmbito de uma parceria, essa solução revolucionária. Assim, foram reunidas as condições necessárias para criarmos o novo modelo de bisnagas de papelão para produtos cosméticos".

Início da comercialização em 2020

O objetivo é que os produtos de cuidados para a pele das marcas do Grupo L’Oréal comecem a ser vendidos nas novas bisnagas a partir do segundo semestre de 2020. A marca La Roche-Posay será provavelmente a primeira a testar a bisnaga à base de papelão como embalagem de cremes para o rosto e o corpo.

"A L’Oréal assumiu o firme compromisso de melhorar, até 2020, o perfil ambiental ou social de todos os seus produtos. Essa solução alternativa é parte integrante da estratégia para embalagens definida pelo Grupo", continua Philippe Thuvien.

Recentemente, a L’Oréal lançou uma série de iniciativas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da empresa, entre as quais a aquisição de uma participação minoritária na Carbios, startup especializada na busca de soluções bioindustriais para reinventar o ciclo de vida dos polímeros plásticos e têxteis. Para reforçar seu engajamento, o Grupo assinou o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, iniciativa internacional liderada pela Fundação Ellen MacArthur.

"Nosso atual desafio é acelerar o ritmo de desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, capazes de romper padrões e revolucionar os hábitos. Colaborando com clientes e parceiros, conseguiremos inventar embalagens seguras, que dialoguem com a economia circular e apresentem menor impacto ambiental, atendendo às exigências do mercado", explica Gilles Swyngedauw, diretor de RSE, Inovação e Marketing da Albéa.

A substituição do plástico por alternativas mais sustentáveis foi um dos temas dominantes da edição 2019 do salão Luxe Pack Monaco. A empresa finlandesa Stora Enso, protagonista da indústria de papel, apresentou um modelo de bisnaga para cosméticos fabricada à base de papelão. Revestido com uma película que age como uma barreira resistente a materiais graxos, o corpo da bisnaga pode ser usado como embalagem primária para cremes cosméticos. Segundo a Stora Enso, no estado atual de desenvolvimento, o uso de papelão para a fabricação do corpo da bisnaga reduz em 70% a utilização de material plástico, em comparação com a tradicional bisnaga de plástico.

A sustentabilidade das embalagens tornou-se uma questão central para a indústria de beleza. Em abril, a Unilever apresentou um plano de combate ao uso de plásticos nos Estados Unidos baseado em três linhas de ação. Em janeiro, a Procter & Gamble associou-se a várias empresas e fundou a Alliance to End Plastic Waste (AEPW: Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos), organização sem fins lucrativos que luta contra a poluição dos oceanos gerada por resíduos de plástico.