Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Inovação e novidades

L’Oréal e Albéa criam bisnaga para cosméticos à base de papelão

A nova tecnologia à base de papelão com certificação ambiental da L'Oréal e (...)

A nova tecnologia à base de papelão com certificação ambiental da L’Oréal e Albéa (Photo: © Premium Beauty Media)

A L’Oréal e a Albéa firmaram uma parceria para criar embalagens mais ecológicas para produtos cosméticos. A gigante do universo de beleza e a especialista do setor de embalagens apresentaram, no salão Luxe Pack Monaco, uma bisnaga para cosméticos à base de papelão, na qual o plástico é majoritariamente substituído por um material de origem natural. As vantagens dessa inovação para o meio ambiente serão analisadas por meio da técnica multicritérios conhecida como Avaliação do Ciclo de Vida. A previsão é que a embalagem comece a ser produzida industrialmente a partir do segundo semestre de 2020. A substituição do plástico por alternativas mais sustentáveis foi um dos temas dominantes da edição 2019 do salão Luxe Pack Monaco. A companhia finlandesa Stora Enso também apresentou um modelo de bisnaga à base de papelão.

"Desde 2007, estamos empenhados em um programa que objetiva melhorar a pegada ambiental das embalagens utilizadas em nossos produtos", explica Philippe Thuvien, diretor de Embalagem e Desenvolvimento da L’Oréal, em um comunicado divulgado pela empresa. "A nova tecnologia à base de papelão com certificação ambiental representa um passo a mais nessa direção. Trabalhamos com a Albéa desde as fases iniciais do projeto, a fim de desenvolver, no âmbito de uma parceria, essa solução revolucionária. Assim, foram reunidas as condições necessárias para criarmos o novo modelo de bisnagas de papelão para produtos cosméticos".

Início da comercialização em 2020

O objetivo é que os produtos de cuidados para a pele das marcas do Grupo L’Oréal comecem a ser vendidos nas novas bisnagas a partir do segundo semestre de 2020. A marca La Roche-Posay será provavelmente a primeira a testar a bisnaga à base de papelão como embalagem de cremes para o rosto e o corpo.

"A L’Oréal assumiu o firme compromisso de melhorar, até 2020, o perfil ambiental ou social de todos os seus produtos. Essa solução alternativa é parte integrante da estratégia para embalagens definida pelo Grupo", continua Philippe Thuvien.

Recentemente, a L’Oréal lançou uma série de iniciativas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da empresa, entre as quais a aquisição de uma participação minoritária na Carbios, startup especializada na busca de soluções bioindustriais para reinventar o ciclo de vida dos polímeros plásticos e têxteis. Para reforçar seu engajamento, o Grupo assinou o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, iniciativa internacional liderada pela Fundação Ellen MacArthur.

"Nosso atual desafio é acelerar o ritmo de desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, capazes de romper padrões e revolucionar os hábitos. Colaborando com clientes e parceiros, conseguiremos inventar embalagens seguras, que dialoguem com a economia circular e apresentem menor impacto ambiental, atendendo às exigências do mercado", explica Gilles Swyngedauw, diretor de RSE, Inovação e Marketing da Albéa.

A substituição do plástico por alternativas mais sustentáveis foi um dos temas dominantes da edição 2019 do salão Luxe Pack Monaco. A empresa finlandesa Stora Enso, protagonista da indústria de papel, apresentou um modelo de bisnaga para cosméticos fabricada à base de papelão. Revestido com uma película que age como uma barreira resistente a materiais graxos, o corpo da bisnaga pode ser usado como embalagem primária para cremes cosméticos. Segundo a Stora Enso, no estado atual de desenvolvimento, o uso de papelão para a fabricação do corpo da bisnaga reduz em 70% a utilização de material plástico, em comparação com a tradicional bisnaga de plástico.

A sustentabilidade das embalagens tornou-se uma questão central para a indústria de beleza. Em abril, a Unilever apresentou um plano de combate ao uso de plásticos nos Estados Unidos baseado em três linhas de ação. Em janeiro, a Procter & Gamble associou-se a várias empresas e fundou a Alliance to End Plastic Waste (AEPW: Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos), organização sem fins lucrativos que luta contra a poluição dos oceanos gerada por resíduos de plástico.

Brazil Beauty News com AFP/Relaxnews
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções