O Brasil é o terceiro maior mercado de sun care do mundo (atrás de EUA e China) e a perspectiva é de crescimento acelerado até 2025, superando os R$ 4,1 bilhões em vendas, segundo dados da Euromonitor Internacional. Com recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia do uso diário do produto, independentemente da época do ano ou tempo de exposição ao sol, a categoria segue aquecida no Brasil mesmo após a temporada de verão e apresenta inovações para o consumidor brasileiro.

A La Roche-Posay acaba de lançar no Brasil o Anthelios UVMune 400 FPS 60, anunciado como a maior revolução em proteção solar da marca dos últimos 30 anos. “O produto possui uma tecnologia inédita de sistema filtrante, o Mexoryl 400, que é uma nova molécula capaz de absorver até os raios de UVA ultralongo, que atingem as camadas mais profundas da pele. Para chegarmos a essa inovação foram necessários muitos estudos, avaliações e aprovações das agências regulatórias, totalizando 30 anos para os cientistas do grupo L’Oréal desenvolverem essa molécula”, afirma Maíra da Matta, diretora da La Roche-Posay no Brasil.

Ela ressalta que, até o momento, não tínhamos no Brasil um produto com essa capacidade de proteção. “O consumidor brasileiro será beneficiado com Anthelios UVMune 400 porque este é o único que protege a pele contra os raios do UVA ultralongo, que correspondem a 30% da radiação total que atinge a pele humana. Proteção solar vai além da estética, é um assunto de saúde, visto que este tipo de radiação pode causar desordens pigmentares, envelhecimento precoce, câncer de pele e desequilíbrio no sistema imune. Além disso, por possui uma textura fluida e não deixar filme branco após a aplicação, possibilita o uso em todos os tipos e fototipos de pele do brasileiro”, complementa Matta.

Produto desenvolvido na França para a pele do brasileiro

O Photoderm Antioleosidade FPS 30 foi desenvolvido pela francesa Bioderma especificamente para a pele do brasileiro. Sabemos que a pele de grande parte da população brasileira é oleosa e com tendência à acne. “Tínhamos a tecnologia certa para esse consumidor, mas precisávamos desenvolver um sensorial específico para melhorar a adesão do protetor solar”, diz Maurilio Teixeira, presidente e diretor da NAOS Brasil.

Após estudos sobre a pele brasileira e o mercado de proteção solar no país, a solução da Bioderma une a patente exclusiva Fluidactiv™, que ajuda a prevenir o aparecimento da acne, com a proteção solar de alta tecnologia Sun Active Defense, uma associação de filtros UV que fortalece as defesas naturais da pele contra os danos da radiação solar, por meio de ativos antioxidantes.

Com acabamento matte, o produto ainda controla a oleosidade por oito horas e pode ser usado pré-maquiagem. Essa combinação de tecnologia e sensorial fazem do Photoderm Antioleosidade FPS 30 o protetor solar para a pele brasileira”, diz Teixeira.

Pigmento inteligente se adapta a diferentes tons e uniformiza a pele

Já a brasileira Mantecorp Skincare inovou ao apresentar o “pigmento inteligente” no novo Episol Smart Color. De acordo com a empresa, a tecnologia conta com pigmentos dentro de microcápsulas. Ao aplicar o produto sobre a pele e massagear, essas microcápsulas são rompidas, liberando o pigmento. Isso faz com que sua textura branca se adapte a diferentes tons, uniformizando a pele.

O protetor ainda conta com a niacinamida e o extrato de colza que, segundo a Mantecorp Skincare, promovem juntos ação antioxidante e efeito clareador, uma vez que regulam a produção e previnem o aumento excessivo de melanina.