Grande aliado no estímulo à produção de colágeno e na renovação celular, o retinol é um derivado natural ou sintético da vitamina A, com poder de reduzir rugas e linhas de expressão, uniformizar a textura e tons da pele, além de dar mais firmeza e luminosidade. Porém, é comum o ativo causar vermelhidão e descamação cutânea, especialmente nos primeiros dias de uso.

Com os mesmos benefícios para a pele, porém sem o potencial irritante ou sensibilizante à luz solar, o fito retinol vem ganhando espaço nas formulações de skincare no Brasil.

A Adcos é uma das marcas que aposta na versão vegetal do ativo. Seu sérum Fito Retinol + Niacinamida 10% é elaborado com bakuchiol. “Trata-se do fito retinol com maior nível de evidência científica e que ganhou bastante destaque em congressos recentes de dermatologia nos Estados Unidos e Europa, sendo apresentado como opção para tratamento para melhora dos sinais de envelhecimento da pele sem os efeitos colaterais conhecidos do retinol”, afirma o gerente de produtos Alexandre Narumia.

Benefícios do bakuchiol e retinol são equivalentes

Coordenadora de pesquisa e desenvolvimento de produto da Adcos, Mariana Lina fala mais sobre este ativo natural. “A literatura científica comprova que os benefícios são equivalentes quando o bakuchiol é comparado ao retinol, porém a versão vegetal não causa a irritação e vermelhidão que podem ocorrer nos usuários do retinol de pele sensível, fazendo com que alguns pacientes até abandonem o tratamento pela sensibilização e descamação. A alternativa vegetal também não é fotossensibilizante, então pode ser utilizada durante todo o ano, pela manhã e à noite”.

A Biossance também recorreu ao bakuchiol para lançar seu sérum Phyto-Retinol com Esqualano. “Estamos falando de um ingrediente reconhecido como um potente cicatrizante que é usado há anos na medicina tradicional chinesa e ayurveda. No nosso produto, o bakuchiol entra na composição pelo seu poder de estimular a neoformação das fibras de colágeno sem sensibilizar a pele”, diz Ana Lia Vandoni, gerente global de educação da marca.

Riô é pioneira no uso do retinol da folha do rambutã

Já a versão vegetal do retinol utilizado pela Riô Biocosméticos em seu Sérum Hidratante Firmador é extraída das folhas do rambutã, uma fruta de origem asiática. “É um bioativo ultratecnológico que, além de estimular a produção de colágeno e elastina e reduzir a velocidade de degradação das fibras colágenas, também potencializa a síntese de proteínas parceiras que organizam e reforçam a rede estrutural que dá firmeza e elasticidade à pele”, explica a head de marketing Laura Petterle.

Ela conta que o bio-retinol do rambutã, usado pioneiramente no Brasil pela marca, desempenha ainda um papel de impacto ambiental e social. “Quando cientistas descobriram que é possível usar biotecnologia para extrair o bio-retinol das folhas de rambutã, que até então eram descartadas, um novo propósito foi dado a esse material. Isso passou a garantir rendimentos durante todo o ano aos trabalhadores locais, e não apenas no momento da safra, além de viabilizar economicamente a manutenção dos jardins da espécie no Vietnã”.

Essa vantagem socioambiental do retinol vegetal pode pesar na decisão do consumidor. “Os brasileiros estão cada vez mais informados e conscientes em relação aos riscos e impactos que determinados ativos podem causar à saúde ou ao ambiente. Essa preocupação vem impulsionando a busca por alternativas, comprovadas cientificamente, que sejam mais vegetais ou naturais”, diz Narumia.

Para a gerente global de educação da marca, a busca por uma “beleza limpa” é um caminho sem volta. “Somos a favor de um consumo cada vez mais consciente e acreditamos na mudança do mundo, um ingrediente por vez”, finaliza Vandoni.