As mulheres brasileiras são muito abertas à transformação dos cabelos por meio da coloração dos fios, fazendo com que os produtos da categoria estejam presentes em mais de 50% dos domicílios no país, de acordo com pesquisa da consultoria Mordor Intelligence. Contudo, o receio de danificar os fios durante o processo faz com que mais de 40% delas desistam da mudança no visual, segundo o estudo HairVolution 2022 U&A.

Para manter o segmento aquecido e responder às necessidades dos consumidores, a indústria de colorações capilares vem inovando e investindo em soluções de uso doméstico que, cada vez mais, garantem não apenas a integridade dos fios após o procedimento, mas também entregam benefícios de tratamento.

A Koleston, marca da Wella Company, reformulou recentemente seus kits de colorações. “Reformulamos o nosso tratamento restaurador pós-coloração, que agora conta com a tecnologia Plex”, afirma Nathalie de Gouveia, presidente da Wella Company Brasil. “Composta por ácido málico, a nova fórmula de Koleston proporciona reparo tanto por fora quanto por dentro. Cada fio recebe hidratação profunda, garantindo fios mais fortes e com aparência saudável, e uma cor 100% intensa e luminosa, que dura até 10 semanas”, acrescenta.

Tecnologia de uso profissional disponibilizada para consumidor final

A chegada da tecnologia à linha foi anunciada como a maior novidade da marca nos últimos cinco anos. “Trouxemos uma tecnologia de qualidade profissional para o segmento de varejo, disponibilizando-a para o consumidor final. Trabalhamos globalmente para trazer essa grande inovação. Foram mais de cinco anos de estudos pelos experts globais de Wella para atingirmos o melhor resultado”, diz Gouveia.

A Garnier também apresentou nova composição para sua linha de coloração Nutrisse. “A nova fórmula, 100% vegana, oferece sete vezes mais nutrição, além de tecnologia que garante até oito semanas de cor e nove vezes mais força nos fios”, diz a gerente de produtos Barbara Martins.

Ela comenta que, além da cor, a nova linha foi desenvolvida focando em cuidado para o fio. “O tratamento é enriquecido com quatro óleos naturais – abacate, soja, castanha da Amazônia e uva –, selando a fibra e mantendo o cabelo visivelmente saudável. Por fim, a famosa gota poderosa de Nutrisse, misturada à cor, mostra um resultado ainda melhor, com cabelo muito mais nutrido, resistente à quebra e com uma cor única”.

A gerente de produto lembra que Nutrisse faz parte do Grupo L’Oréal, primeira grande empresa de cosméticos do ramo de coloração e sempre pioneira e inovadora nesse segmento. “Há altos investimentos para continuarmos oferecendo os melhores produtos com preços acessíveis. Nossa consumidora está em constante evolução e a marca precisa acompanhar”.

Foco na saúde capilar e otimização de tempo

Da mesma companhia, L’Oréal Paris lançou Excellence Sem Amônia, sua primeira coloração permanente sem amônia, que diminui em 98% as chances de quebra dos fios, mas mantem a alta cobertura do pigmento e longa duração. De acordo com a marca, a nova linha é uma resposta para o pós-pandemia, quando 61% das consumidoras passaram a busca cores mais naturais, além de focar na saúde e no brilho dos fios.

Na Biocolor, a inovação está no tempo de aplicação do produto. “A atual tecnologia tem em sua formulação ingredientes ativos com afinidade à fibra capilar e consegue penetrar nos fios, melhorando a taxa de deposição de cor no cabelo com tempo de ação de apenas 20 minutos”, afirma Regiane Bueno, vice-presidente de marketing do Grupo Coty no Brasil.

Ela ressalta a otimização de tempo para as consumidoras. “Não é de hoje que ouvimos as pessoas falando que estão com falta de tempo para fazer aquilo que querem e precisam. Por meio de Biocolor, buscamos incentivar o poder de expressão e a reinvenção das mulheres. Por isso, facilitamos seu dia a dia, permitindo que elas garantam o visual que desejam para seus cabelos em apenas 20 minutos”, diz Bueno.