Tiye foi uma rainha negra egípcia. Nascida no século XIV a.C., em uma família que não era de nobres, casou-se com o faraó Amenófis III e desempenhou um papel importante na política e religião do Império Novo. No mercado de cuidados capilares desde 1995, a Salon Line se inspirou nessa poderosa personagem africana para lançar sua primeira linha de skincare, a Tiye, especializada na pele negra e com proposta acessível de preços: R$ 30 a R$ 75.

Giovanna Morrell, gerente grupo de produto da Salon Line

Como empresa de haircare, a Salon Line sempre teve a mulher negra como foco central. Enquanto o mercado tinha pouquíssimas marcas que falavam de fios crespos e cacheados, a Salon Line apresentou a linha #todecacho, que a ajudava a entender qual era seu tipo de curvatura e como cuidar do seu cabelo”, diz Giovanna Morrell, gerente grouper de produto. “Quando começamos a pensar em skincare, não fazia sentindo lançar uma linha que não fosse para essa consumidora: a brasileira que tem dificuldade em encontrar produtos adequados para a pele e se sente excluída pela indústria de cosméticos”, acrescenta.

De acordo com o IBGE, 27,8% das mulheres pretas brasileiras não se sentem representadas nas linhas de cuidados faciais, acreditando que não foram pensadas para o tipo de peles delas. “A gente percebeu que muitas consumidoras não têm a vontade de se cuidar porque entendem que aqueles produtos não são para elas. Quando você faz esse movimento contrário à indústria, estreando na categoria com uma linha especializada para sua pele, que resgata a ancestralidade e ressalta sua essência, a tratativa é muito diferente”, diz Morrell.

Ela explica que Tiye foi desenvolvida para atender às principais demandas da pele negra, com tendência à oleosidade, manchas e ressecamento. “Quando falamos de pele negra, a maioria é de mistas a oleosas. Do Sudeste ao Nordeste do Brasil, 85% das pessoas têm pele mista ou oleosa. Então, a linha acaba atendendo a um público mais amplo, mas destacamos a mulher negra como centro dessa comunidade”.

Os produtos Tiye foram divididos em duas sublinhas. Com oito itens, Hidrata & Matifica remove o excesso de oleosidade e conta com ácido hialurônico e vitamina B5 na composição. O destaque, segundo a gerente de produtos, é o Hidratante Facial Multibenefícios com FPS30, de rápida absorção, toque seco e livre de óleo, que não deixa a pele preta com aspecto esbranquiçado. Já Expert reúne quatro séruns faciais formulados com ativos que atuam nas necessidades da pele negra, como os ácidos glicólico, salicílico e tranexâmico.

A linha de skincare já nasceu grande e, de acordo com Morrell, ficará mais completa. “Nós lançamos doze produtos, o que ainda é pouco em relação ao que o mercado oferece atualmente. Para nós, o portfólio ideal era esse, em que nossa consumidora pudesse encontrar uma rotina adequada para ela. Mas, em breve, teremos uma extensão da linha, voltada para outros tipos de pele, porque a ideia é trabalhar skincare como uma categoria da marca”, ela conta.

A gerente de produtos também informa que a Salon Line não deve se restringir aos cuidados capilares e faciais, sem revelar os próximos passos da companhia. “Ainda não posso dar spoiler, mas realmente é intenção expandir para outras categorias. As mulheres estão se cuidando mais hoje em dia, então a marca entendeu que precisava se abrir para novos desafios. Cabelo é uma parte muito importante, mas queremos entregar uma rotina completa”, finaliza.