O mercado é para lá competitivo: são cerca de 600 mil salões de beleza no Brasil, número que quase quadruplicou nos últimos quatro anos, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Para se manter vivo no negócio – a cada 100 empresas do ramo, 24 fecham as portas antes de completar dois anos – é preciso se destacar da concorrência.

Barbearia Corleone

Em São Paulo, cidade onde são abertos mais salões do que bares ou lanchonetes, segundo levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucesp), empresários do setor têm apostado em espaços híbridos para atrair novos clientes. Sem descuidar dos serviços convencionais de cabelereiros, maquiadores, manicures e esteticistas, eles querem proporcionar uma experiência diferente ao público e fazer com que negócios de ramos diferentes possam alavancar um ao outro.

Galeria Recorte, salão e galeria de arte

Inaugurado em 2010, em São Paulo, o Novo Arte Estúdio de Criação é especializado em coloração capilar, além corte e tratamentos, mas também conta com profissionais de tatuagem e body piercing em sua equipe.

Tatuagem é também um dos atrativos do Circus Hair. Com duas unidades na capital paulista, o multiespaço oferece mesa de sinuca, fliperamas e DJ para a clientela, que pode aguardar a sua vez no bar em formato de carrossel instalado no meio da loja da Rua Augusta.

Na mesma rua, foi inaugurada no mês de abril a Galeria Recorte. O salão de beleza se diferencia dos concorrentes ao abrigar no mesmo imóvel uma galeria de arte focada em obras de recorte e colagem em papel.

Outro empreendimento misto de São Paulo é a Barbearia - e cervejaria - Corleone, que tem dois endereços na zona sul da cidade. A casa, aberta em 2014, tem chope de fabricação própria e carta de cervejas especiais com 450 rótulos. Para acompanhar, um cardápio de petiscos, sanduíches e até pratos principais.