A Pierre Fabre Brasil está de “casa” nova. A filial do grupo detentor das marcas Avène, Ducray e Darrow, inaugurou no final do ano passado um novo escritório na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Mais ampla, com possibilidade de abrigar o crescimento das equipes e propiciar a troca de experiência e interação entre colaboradores, a sede está alinhada ao momento de expansão da empresa no Brasil.

“O novo escritório marca o início de um novo ciclo. Temos a ambição de atingir o 5º lugar do ranking da companhia até 2026, ou seja, queremos o Brasil entre as cinco principais filiais da Pierre Fabre no mundo”, afirma a CEO Ana Paula Magri. Atualmente, o país representada o 10º maior mercado nos negócios do grupo.

A executiva conta que nos últimos quatro anos, a operação do grupo quase dobrou no país. “Temos o privilégio de estar num mercado que seguiu em alta, mesmo com a Covid-19. Tanto que optamos por manter nosso portfólio de lançamentos durante a pandemia e crescemos 1,5 vez mais que o mercado nos últimos dois anos”.

Produtos desenvolvidos para o consumidor brasileiro

Mas, para ela, o crescimento da Pierre Fabre no Brasil ocorreu por outro fator. “Ele vem, em grande parte, da aposta que fizemos em focar nas necessidades do brasileiro. Essa estratégia tem sido aplicada desde 2018, quando inauguramos o BIC (Brazilian Innovation Center), investindo em pesquisa e tecnologia para produtos pensados para o público do país”.

O primeiro centro de inovação da empresa nas Américas e o segundo fora da França tem grande importância para as marcas do grupo crescerem no Brasil, segundo Fernanda Chaves, gerente de desenvolvimento técnico. “Em apenas quatro anos, já temos diversos lançamentos desenvolvidos no nosso BIC. De Darrow, vale destacar o Actine Gel de Limpeza, com nova fórmula com vitamina C, e o protetor solar Actine Colors. De Avène, o gel de limpeza Cleanance Intense, além do protetor solar Cleanance UV FPS70. Todos voltados para a pele dos consumidores brasileiros”, ela cita.

Objetivo é dobrar o tamanho dos negócios no Brasil até 2026

Magri pontua que Darrow e Avène são as marcas mais expressivas em termos de receita. Já a Ducray, relançada no Brasil há seis anos, está em expansão. “No que se refere a potencial, contamos com as três para elevar a participação brasileira, ajudando a compor nosso objetivo de dobrar o tamanho dos negócios no Brasil nos próximos quatro anos”, afirma a CEO.

Para isso, além de muitas novidades nas três marcas, ela cita outras estratégias para alcançar a meta. “Continuaremos atuando forte na dermatologia, aumentando a equipe de visitadores para levar aos médicos dermatologistas os nossos próximos lançamentos. Consideramos todos os segmentos de dermocosméticos como promissores, mas tem seis categorias que concentrarão nosso foco para os próximos anos e que representam 90% desse mercado. São elas acne, solar, hidratação corporal, anti-idade, capilar e cicatrização”, diz a executiva.

Magri prossegue. “Outro ponto essencial em nossa estratégia é inovar sempre. O segmento dermocosmético é movido a inovação e todos os anos são lançados novos ativos e tecnologias. Acreditamos que as inovações no mercado brasileiro estarão cada vez mais interligadas às demandas do público e que muitas serão cocriadas em parceria entre os consumidores e os dermatologistas, como já fazemos na Pierre Fabre”.