A popularidade dos esmaltes aumentou muito nos últimos anos. Segundo a agência Transparency Market Research (TMR), a previsão é que o mercado global de beleza das unhas registre um crescimento anual de aproximadamente 8% na próxima década. Diante da crescente importância que os esmaltes e produtos para o cuidado das unhas conquistaram no ritual de beleza dos consumidores, a Perfect Corp. tentou identificar as tendências que estão despontando no horizonte, com base em dados obtidos graças a seu aplicativo YouCam Nails [1], destinado ao público em geral. A ferramenta disponibiliza milhares de filtros de realidade aumentada que permitem testar, em tempo real, diferentes esmaltes e efeitos de nail-art. Segundo a Perfect Corp., a cada ano o aplicativo YouCam Nails acumula mais de 7 milhões de testes virtuais com tonalidades de esmaltes.

Tons neutros, os mais populares

Em nível global e em muitos mercados, as cores neutras se destacam como as tonalidades de esmalte mais populares e as que mais são testadas, afirma a Perfect Corp. Os dados coletados pela empresa revelaram também uma tendência para tonalidades neutras marcantes, visto que o esmalte preto ficou no primeiro lugar do ranking das cores mais frequentemente testadas no mundo. Esse tom audacioso e polivalente começou a ganhar popularidade no ano retrasado, quando algumas celebridades desfilaram por prestigiosos tapetes vermelhos com unhas pintadas de preto.

O sucesso das cores neutras observado nos megadados coletados pelo aplicativo se reflete na grande procura pelas tonalidades Pearl White e Sand, também posicionadas entre as mais populares do mundo.

O esmalte preto e os tons neutros claros também se classificaram entre os mais populares nos dados coletados separadamente em vários países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Brasil, França, Japão, China e México.

Tons vermelhos e metálicos

Os esmaltes vermelhos, com tonalidades como Cherry, Crimson e Sparkle Red, também estão na lista dos mais populares do mundo. Essas nuances vibrantes aparecem na linha de frente de todas as regiões analisadas, com destaque para o Oriente Médio, onde são especialmente populares nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita, em Barein, no Catar e em Omã.

As nuances brilhantes, metálicas e cromadas - como Metallic Rose Gold, Foil Gold e Foil Silver – estão entre as dez cores de esmalte mais testadas no mundo. Populares em todos os mercados analisados, elas são destaque principalmente na China, no México, nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita e em Barein.

Textura cremosa lidera tendências globais

Em relação às texturas, os esmaltes "cremosos" foram os mais testados em nível global, seguindo-se os esmaltes em gel, os esmaltes mates e as texturas transparentes. Esse ranking confirma as mudanças espetaculares ocorridas recentemente no setor, com a chegada de acabamentos inovadores que conquistaram o universo da beleza em pouquíssimo tempo.

A versão completa do relatório Global Beauty Trend Report está disponível para download aqui.