O mercado mundial de cuidados das unhas – avaliado em 10,9 bilhões de dólares em 2021 – deverá movimentar 23,1 bilhões de dólares até o final de 2031, segundo estudo publicado pela Transparency Market Research (TMR). De acordo com essa agência de pesquisas de mercado, a previsão é que as vendas mundiais de produtos para unhas (esmaltes, cuidados e acessórios) registrem um TCAC de 8,0% no período de 2022 a 2031.

Em termos de produtos, o segmento de esmaltes de cor representa a principal fatia do mercado de cuidado das unhas. Dentro dessa categoria, o subsegmento de esmaltes líquidos é o que detém a maior participação de mercado, seguindo-se o de esmaltes em gel. Segundo a pesquisa, essa tendência deve durar por todo o período abrangido pelo estudo, mas o segmento de cuidados das unhas deverá crescer em ritmo mais acelerado do que o setor como um todo.

Crescimento mundial do mercado

As vendas deverão aumentar em todas as regiões do mundo à medida que as mulheres forem conquistando mais independência e investirem uma porcentagem maior de sua renda em produtos de beleza e de cuidados.

Em 2021, a região Ásia-Pacífico ficou em primeiro lugar no ranking mundial de cuidados das unhas, à frente da América do Norte. As projeções indicam que essa região deverá manter a posição de liderança desse mercado durante todo o período abrangido pela pesquisa, principalmente em razão do crescente uso de tecnologias de ponta em diversos tipos de produtos, como esmaltes com efeitos especiais e cores vivas, gel com ação absorvente e produtos tradicionais de longa duração.

Da mesma forma, em vários países em desenvolvimento, como China e Índia, o uso cada vez maior de efeitos decorativos inéditos – esmalte com purpurina, acabamento mate, esmalte magnético– vem dando impulso à categoria na região Ásia-Pacífico, afirmam os analistas da agência TMR.

Maior exposição em redes sociais

Além do maior interesse em produtos para unhas demonstrado pelo público em geral, a TMR observou que, no mundo todo, as redes sociais constituem um fator de crescimento cada vez mais importante para esse segmento do mercado.

Segundo a agência de pesquisas, o fato de as mulheres seguirem as páginas de fãs de beleza e influenciadoras presentes nas redes sociais vem aumentando o interesse pelo hábito de cuidar das unhas em todas as esferas da sociedade.

Enquanto as jovens consumidoras usam esmalte como uma forma de expressão da personalidade e para acompanhar as últimas tendências, as consumidoras mais maduras se mostram interessadas em produtos que atuem como um tratamento para as unhas. Para atendê-las, as empresas do setor não têm medido esforços em matéria de P&D, a fim de fornecer produtos de nova geração que sejam capazes de hidratar, reforçar e tornar as unhas mais lisas. Segundo os autores do estudo, algumas marcas têm investindo consideravelmente no desenvolvimento de produtos especificamente destinados a pessoas de idade madura.

A busca por produtos naturais

No entanto, a crescente preocupação em relação a certas substâncias presentes em produtos para as unhas é um dos principais obstáculos ao crescimento da categoria, observam os analistas da TMR. Cânfora, tolueno, formaldeído e dibutilftalato são alguns dos componentes apontados como possíveis fontes de efeitos secundários ou de problemas de saúde. Por isso, as consumidoras têm buscado soluções mais naturais, mas sem abrir mão da funcionalidade dos produtos.