Alice Chang, fundadora e CEO da Perfect Corp

Premium Beauty News – Os aplicativos YouCam [1] estão entre os mais populares no universo da realidade aumentada para smartphones. Como surgiu essa ideia?

Alice Chang – Eu trabalhava em nossa matriz, a CyberLink, empresa especializada em tecnologias de realidade aumentada e reconhecimento facial. Há alguns anos, me dei conta de que essas tecnologias poderiam ser adaptadas a smartphones, um mercado muito mais dinâmico que o de computadores. Como os smartphones estão agregando um número crescente de possibilidades, percebemos que eles teriam uma importância cada vez maior no nosso dia a dia. Na época, embora os smartphones fossem equipados com câmeras de ótima qualidade, as ferramentas de edição de imagens não eram adaptadas à nova moda de selfies que vinha conquistando adeptos no mundo todo. Quando uma selfie era modificada, percebia-se claramente que as imagens tinham sido manipuladas. Nosso trabalho buscou melhorar a qualidade das selfies, permitindo que as mulheres valorizassem sua beleza natural da melhor maneira possível, da mesma forma que fazem ao usar maquiagem. Assim surgiu o YouCam Perfect, que foi um imenso sucesso.

O desenvolvimento do YouCam Makeup veio mais tarde, como uma sequência natural do primeiro aplicativo, e tinha o objetivo de ajudar as mulheres a melhorar a qualidade das fotos que elas enviam aos amigos ou que publicam nas redes sociais. Esse segundo aplicativo foi muito mais difícil de desenvolver que o primeiro, pois exigia que a maquiagem fosse aplicada com precisão e que as cores fossem realistas. A Perfect Corp conseguiu desenvolver uma tecnologia de fusão de cores que produz um resultado de grande realismo: as cores aplicadas virtualmente fusionam com a cor da pele da usuária, mostrando um efeito diferente em rostos diferentes. Outra dificuldade foi que a aplicação da maquiagem devia ser precisa, mesmo se a usuária mexesse a cabeça. No final, o sucesso desse segundo aplicativo superou amplamente nossas expectativas.

Premium Beauty News – A Perfect Corp se deu conta, desde o início, de que essa novidade mudaria a maneira como as consumidoras testam os produtos e, por isso mesmo, iria revolucionar a indústria de beleza?

Alice Chang – Essa era exatamente a nossa intenção, embora, no início, não tivéssemos nenhuma ideia de qual seria nosso modelo de negócio. Logo de cara, decidimos que os dois aplicativos seriam gratuitos para as usuárias, pois, nesse novo cenário econômico, as empresas precisam primeiro crescer e conquistar a maior participação de mercado possível. Não tínhamos a mínima ideia de onde sairia nossa fonte de renda, mas pressentíamos o enorme potencial da tecnologia de realidade aumentada para smartphones.

Com a crescente popularidade do app YouCam Makeup entre os jovens da geração Millennials, começamos a tecer parcerias com marcas de beleza e com revendedores. Os resultados foram impressionantes. O fato é que quanto mais as consumidoras testam os produtos, mais têm vontade de comprá-los. Testar um produto usando o app é muito semelhante a testá-lo na realidade – e é esse o grande diferencial do YouCam Makeup: o resultado é realista e o aplicativo permite testar uma ampla variedade de produtos e cores, sem riscos e sem restrições.

Além disso, desenvolvemos ferramentas que oferecem às consumidoras a possibilidade de testar os produtos nas lojas. Em razão dos custos, mas também por questão de higiene, sempre foi um problema testar produtos de maquiagem nas lojas. O que a Perfect Corp oferece é uma solução prática e extremamente realista.

Podemos dizer que hoje a indústria de beleza já está familiarizada com as tecnologias de realidade aumentada – e a Perfect Corp contribuiu muito para isso. Estamos atualmente em plena negociação com um grande número de marcas e há pouco tempo assinamos um contrato global com o Grupo L’Oréal. Trata-se de uma operação em que todos saem ganhando – as marcas, os revendedores, os usuários e nós.

Apesar de existirmos há apenas dois anos, tivemos um crescimento espetacular!

Premium Beauty News – Por enquanto, o uso de tecnologias de realidade aumentada para testar cosméticos é reservado aos produtos de maquiagem e esmaltes para unhas. A senhora acredita que outras categorias poderão usar essa tecnologia?

Alice Chang – No âmbito do acordo com a L’Oréal, estamos trabalhando para desenvolver novos aplicativos que ampliem o leque de categorias de cosméticos passíveis de serem testados virtualmente. A título de exemplo, em breve poderemos oferecer a possibilidade de testar produtos de cuidado da pele, graças a uma ferramenta que será incorporada ao app YouCam Makeup. O lançamento mundial está previsto para daqui a algumas semanas. A nova ferramenta identificará as imperfeições da pele, com base em cinco elementos: cor da pele, espinhas, rugas, textura e olheiras. O objetivo é mostrar aos usuários como um produto de cuidado facial pode mudar e melhorar a pele, além de aconselhá-los para que obtenham os melhores resultados.

Paralelamente, continuamos aperfeiçoando o aplicativo. Em breve, lançaremos uma nova ferramenta de simulação 3D que oferecerá efeitos ainda mais realistas na aplicação virtual de maquiagem, visto que acompanhará os movimentos do rosto. Vamos também agregar novas opções, como a possibilidade de testar um amplo leque de acessórios.

Recentemente, lançamos na América do Norte, incluindo o México, uma ferramenta para criar live shows que pode ser usada por blogueiras, vlogueiras e embaixadoras das marcas para promover seus produtos preferidos. A ferramenta permite também que as espectadoras comprem o produto imediatamente.

Nosso objetivo é continuar a desenvolver aplicativos inovadores. A realidade aumentada é uma ferramenta formidável para despertar o desejo por um produto e ajudar as pessoas a compreenderem as vantagens que esse produto tem a oferecer. Isso é particularmente interessante diante da crescente importância que os celulares têm conquistado em nossas vidas, oferecendo um grande número de novos aplicativos, entre os quais os da Perfect Corp.