Patrick Tardif

Não é de hoje a ideia de fornecer amostras de perfumes e cosméticos (ou até produtos no formato normal) por meio de distribuidores automáticos. Vários conceitos já foram testados, com diferentes graus de sucesso. Mas a Point Parfums Digital afirma que sua proposta vai muito além, criando um vínculo entre o físico e o digital, graças a um conceito de "quiosque eletrônico" patenteado mundialmente.

A Point Parfums Digital parece não ser a única a pensar assim. "No início de junho, a empresa foi registrada no Mercado Livre da Euronext Paris, com a abertura de uma pequena parte do capital (duas mil ações, de um total de 2,52 milhões). Desde então, vários revendedores e marcas têm demonstrado interesse no projeto", revela Patrick Tardif, fundador e dirigente da empresa.

Exemplo típico de varejo figital

"Trata-se de um conceito inédito: o usuário pode sentir gratuitamente uma fragrância, comprar uma amostra (que custa entre 1 e 4 euros) e, graças ao QR code presente na embalagem, ser reembolsado pelo valor da compra e/ou comprar on-line o perfume escolhido", explica Patrick Tardif, que vê essa inovação como um exemplo típico de integração eficaz entre ferramentas do mundo digital e do mundo físico. Esse é o famoso varejo "figital", que vem mobilizando tanto as marcas como os revendedores.

Patrick Tardif é um personagem bem conhecido no universo dos perfumes franceses. Em 1991, ele criou a Process Blue que, com 120 lojas, em pouco tempo se tornou a maior rede de franquias de perfumaria seletiva da França, mais tarde adquirida pela Nocibé (em 2000). Profundo conhecedor do mundo do varejo, Patrick Tardif acredita que o atual modelo de distribuição seletiva não sobreviverá ao fim da vigência do Regulamento de Isenção europeu, previsto para 2022. "A cada ano, cerca de 1.400 novas fragrâncias são lançadas mundialmente, gerando a distribuição de bilhões de amostras promocionais que, na maioria das vezes, não chegam ao público alvo, pois os revendedores não são suficientemente seletivos: a partir de um determinado valor de compras, as amostras grátis são jogadas no fundo da sacola, indiscriminadamente, sem adequação nem questionamento sobre que tipo de produto interessa o cliente".

Criar novos vínculos com os clientes

O conceito Point Parfums Digital foi testado junto a mais de 45 mil consumidores, com marcas como Azzaro, Clarins, Thierry Mugler e Paco Rabanne, bem como com marcas pouco conhecidas no mercado francês. Resultado: a taxa de conversão situou-se entre 12% e 40%, segundo a fragrância e a localização da máquina. "O consumidor sempre faz questão de sentir o perfume antes de adquiri-lo. O aroma é a primeira motivação na compra de um perfume. É por isso que as vendas de perfumes on-line nunca deram certo. Nós oferecemos às marcas uma solução econômica para chegar até o cliente, e oferecemos ao cliente uma solução rápida e prática para testar o produto e comprá-lo", ressalta Patrick Tardif. "Nos dias de hoje, o luxo pressupõe também um ganho de tempo para o cliente".

Acima de tudo, a proposta da Point Parfums Digital é oferecer aos fabricantes, às marcas e aos revendedores um canal econômico – em comparação com o custo de uma loja – para entrar em contato com os clientes. Na prática, os distribuidores automáticos, equipados com tela tátil, ocupam uma área de apenas 0,25 m2, e podem ser posicionados por unidade ou por lote de dois, três, quatro, seis ou até doze máquinas, em qualquer local onde haja fluxo de pessoas (shoppings, cinemas, estações de trem ou de metrô, etc.). A empresa já firmou uma série de acordos com administradoras de centros comerciais na França para a instalação de máquinas em cerca de 200 locais. Porém, os projetos da Point Parfums Digital vão muito além.

Líder mundial da distribuição?

"Existem 25 mil shopping centers no mundo, sem contar os aeroportos", salienta Patrick Tardif, que pretende exportar seu ambicioso projeto para além das fronteiras francesas. "Diante do sucesso da operação de abertura de capital e dos pedidos espontâneos que recebemos desde então, decidimos rever nossa estratégia".

Objetivamente, com a valorização de aproximadamente 9 milhões de euros (considerando a cotação atual dos títulos) e haja vista o interesse manifestado por grandes nomes do setor de indústria e varejo, a Point Parfums Digital quer ampliar seus horizontes, indo muito além dos 3 milhões de euros inicialmente previstos para a captação de recursos destinados ao desenvolvimento na França. "Estamos três anos à frente dos concorrentes. É suficiente para lançar a fase de industrialização do conceito e contemplar a criação da maior rede mundial de distribuição de perfumes", afirma.

O objetivo é se unir a um grupo capaz de assumir o desenvolvimento mundial do conceito num período de aproximadamente dez anos. Por isso, Patrick Tardif atribuiu um mandato exclusivo à empresa NFinance Securities para a recepção das ofertas de compra. "Imagine o potencial comercial de duas mil máquinas que conectam o consumidor com uma loja on-line".

Num cenário em que pure players como Amazon, eBay, Cdiscount, NET-A-PORTER.COM e vente-privee.com demonstram crescente interesse por perfumes e cosméticos, e em que as marcas buscam ampliar os pontos de conexão com os consumidores, tudo leva a crer que esse novo conceito revolucionará, em breve, a maneira como muitas marcas de perfumes são comercializadas.