A empresa fornecedora de ingredientes cosméticos apresentou um extrato 100% revalorizado, capaz de reequilibrar a produção de sebo, eliminar a caspa seca e normalizar o microbioma do couro cabeludo. O novo ingrediente foi desenvolvido para atender à demanda de soluções que sejam eficazes e, ao mesmo tempo, respeitem os recursos naturais mais preciosos.

Cadeia de abastecimento e métodos de extração sustentáveis

Com o nome de Patchoul’Up, o novo ingrediente é fabricado por fracionamento ecológico a partir de folhas de patchouli destiladas (obtidas por meio de uma cadeia de abastecimento sustentável na Indonésia), uma vez que a planta tenha sido utilizada como matéria-prima pela indústria de perfumes.

Desde 2013, a Givaudan trabalha em estreita colaboração com produtores da ilha de Sulawesi, na Indonésia, a fim de desenvolver uma cadeia de produção sustentável para o patchouli, com o apoio de pequenas estruturas locais. Centenas de produtores e fornecedores que já participavam da produção de óleo de patchouli para o setor de perfumes agora participam também da produção desse ingrediente destinado a tratamentos do couro cabeludo.

"A Fundação Givaudan trabalha de mãos dadas com essa cadeia de produção, implementando paralelamente programas que objetivam lutar contra o analfabetismo e desenvolver o amor pela leitura na população infantil, por meio da criação de bibliotecas escolares", explica a empresa em um comunicado.

Acompanhar à "skinificação" do segmento de cuidados capilares

Com o Patchoul’Up, a Givaudan Active Beauty busca atender à crescente demanda por produtos capilares funcionais que ofereçam resultados visíveis, tanto para os fios como para o couro cabeludo. O novo ingrediente reflete a tendência à "skinificação", que se manifesta no aumento da demanda por produtos que contenham ingredientes ativos capazes de tratar os problemas capilares da mesma forma que um tratamento da pele.

Segundo a empresa, 85% dos consumidores já tiveram caspa seca, e 40% mencionam a caspa como o principal problema capilar. "É interessante notar como os consumidores estão cada vez mais bem informados sobre esse tema: 44% dos que já enfrentaram caspa seca acreditam que o problema seja causado por alterações na saúde do microbioma do couro cabeludo", continua a Givaudan.

A empresa suíça afirma que o Patchoul’Up produz efeitos em sinergia para:

 reequilibrar em 39% a produção de sebo;
 reduzir gradualmente, em 31%, a presença de películas secas no couro cabeludo;
 normalizar a microbiota do couro cabeludo;
 regular a descamação da camada córnea;
 melhorar o estado do couro cabeludo de 100% dos voluntários;
 proporcionar sensação de bem-estar.

"Buscamos constantemente ampliar nosso horizonte de soluções, de forma a oferecer à indústria de cosméticos novos ingredientes sustentáveis e responsáveis, que se tornaram um ‘must-have’ para satisfazer à demanda dos clientes e consumidores atuais. Para nós, o upcycling, ou revalorização, é muito mais que uma tendência: é um novo passo em direção ao nosso firme posicionamento como empresa sustentável. O Patchoul’Up chegou para ampliar nossa linha de ingredientes revalorizados, apresentada pela primeira vez em 2018 com o lançamento do Vetivyne, princípio ativo para cuidados da pele, e mais tarde, em 2020, com a criação do Koffee’Up Grade", conclui Fabrice Lefevre, diretor de Inovação e Marketing Active Beauty na Givaudan.