Especialmente desenvolvido para produtos de cuidado da pele, o óleo de café Koffee’Up é uma alternativa ao óleo de argan, principalmente por suas propriedades naturais: hidratação, proteção e efeito anti-idade.

Graças a um método de extração por fluido supercrítico com uso de CO2, a borra de café é submetida a reaproveitamento (upcycling [1]). O óleo obtido por esse processo foi desenvolvido em colaboração com a startup dinamarquesa Kaffe Bueno, vencedora da edição 2019 da MassChallenge Suíça, incubadora de startups da qual a Givaudan é uma das parceiras e fundadoras.

A Kaffe Bueno atua no reaproveitamento de borra de café, transformando esse material em ingredientes ativos e funcionais destinados, em particular, à indústria de cosméticos.

Com um foco muito bem definido em matéria de desenvolvimento sustentável, essa startup biotecnológica atua em perfeita sintonia com as principais tendências atuais. O lançamento do Koffee’Up sucede ao do Vetivyne, princípio ativo cosmético lançado em 2018. Inteiramente natural, o Vetivyne é elaborado a partir do reaproveitamento de raízes de vetiver provenientes de resíduos de matérias-primas da indústria de perfumes.

Outra empresa que recentemente utilizou o upcycling para desenvolver um novo produto foi a Expanscience, que lançou o Number 6. Sexto ingrediente da empresa, o Number 6 é obtido por meio de revalorização do abacate.

"Estamos muito felizes com essa colaboração inédita com a Kaffe Bueno. Mal podemos esperar para começar a usar o novo produto em soluções criativas destinadas aos nossos clientes. O Koffee’Up utiliza ingredientes de alta qualidade que, além de serem obtidos por upcycling, podem ser rastreados. Ele abre um caminho promissor para o reaproveitamento sustentável do café pelo setor de beleza. Trata-se de uma realização importante que oferece novas oportunidades à indústria. Portanto, é com orgulho que apresentamos este inovador elixir de beleza aos clientes", explica Laurent Bourdeau, diretor da Active Beauty.

Para ilustrar as propriedades desse óleo sustentável de excepcional qualidade, a Givaudan desenvolveu o Active Beauty Eye Shot Express, gel para o contorno dos olhos com ação imediata.

O Koffee’Up recebeu o selo COSMOS concedido pela Ecocert.

"A inovação que hoje permite o upcycling na indústria de cosméticos é um fator essencial para a evolução de práticas sustentáveis. É uma grande satisfação trabalhar de mãos dadas com uma jovem startup da MassChallenge Suíça que acredita nos mesmos princípios sustentáveis defendidos por nós", conclui Maurizio Volpi, presidente da divisão Perfumes da Givaudan.

Os detalhes e as vantagens desse novo ingrediente para cuidados da pele serão tema de uma série de apresentações on-line organizadas pela Givaudan. Para se inscrever, clique no link correspondente à sessão que você deseja assistir:

quarta-feira 8 de julho às 17h CET
https://givaudan.webex.com/givaudan-fr/onstage/g.php?MTID=e1487ae05f7add56048b14654dc80f534

quinta-feira 9 de julho às 13h30 CET
https://givaudan.webex.com/givaudan-fr/onstage/g.php?MTID=e10931ea21f156507b833fb159e173990

sexta-feira 10 de julho às 9h CET
https://givaudan.webex.com/givaudan-fr/onstage/g.php?MTID=e6f6d84c6d6074726cb7e59ce18ea6e01