No dia 19 de maio, uma mesa-redonda sobre economia circular reuniu Xavier Joseph, vice-presidente Global Marketing and Innovation da Aptar Beauty + Home, Clémence Schmid, vice-presidente executiva Commercial Loop Global da TerraCycle, e Ben Patten, cofundador e diretor executivo da Good Club.

"Acreditamos que os plásticos têm um espaço a ocupar na economia, mas eles devem ficar longe do meio ambiente", declarou Xavier Joseph, dando início ao debate. Para colocar em prática esse princípio, a Aptar vem direcionando seus esforços para três aspectos do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis: materiais reciclados, reciclabilidade e reúso.

Concretamente, a Aptar Beauty + Home vem focando sua ação no desenvolvimento de novas soluções monomaterial, a exemplo da Future, bomba reciclável monomaterial, bem como na modificação de soluções existentes, com o uso de resinas submetidas a um avançado processo de reciclagem. Essa reflexão levou o Grupo a ampliar sua carteira de materiais, lançando a nova resina PCR Plus, especialmente desenvolvida para a indústria de cosméticos.

Paralelamente, os especialistas da Aptar vêm desenvolvendo sistemas recarregáveis de longa duração, como estojos que oferecem a possibilidade de refil. Para Xavier Joseph, os produtos recarregáveis ou com refil oferecem "uma oportunidade para criar novos modelos de negócios".

Na Indonésia, a Aptar se associou à Siklus, startup que vem se empenhando para pôr fim ao domínio dos sachês de refil descartáveis, amplamente usados no Sudeste Asiático. A Siklus criou um sistema de unidades móveis de refil transportadas em scooters: os clientes fazem o pedido e agendam a entrega no aplicativo da empresa ou por WhatsApp. O consumidor pode trazer a própria embalagem ou comprar um frasco vendido pela Siklus, e o condutor da scooter enche os recipientes com shampoo, sabão de roupa ou outro produto estocado nos reservatórios instalados na parte traseira do veículo. A Aptar foi responsável por desenvolver a válvula que facilita o envase dos produtos no recipiente do cliente.

"Para instaurar uma economia verdadeiramente mais circular, é essencial compartilhar informações sobre o mercado relativas às tendências em evolução e potencializar expertises em matéria de fabricação, legislação, P&D e inovação. Nossos parceiros, sejam eles grandes marcas ou startups, contam conosco para o fornecimento de modelos recicláveis, reutilizáveis ou recarregáveis", concluiu Xavier Joseph.

Signatária do Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, promovido pela Fundação Ellen MacArthur, a Aptar se comprometeu a aumentar a porcentagem de material reciclado em sua oferta de produtos e a se empenhar para que, até 2025, seus dispensadores para os mercados de beleza, higiene pessoal, alimentação e bebidas sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Para cumprir esses compromissos, o Grupo vem dando seguimento a iniciativas que objetivam implementar boas práticas em matéria de inovação em sua categoria e identificar novas tecnologias desenvolvidas por startups, a fim de atingir as metas de sustentabilidade e circularidade da indústria de embalagens.

"A virada em direção à economia circular já está em andamento, e nada poderá impedir um fenômeno tão possante. Precisamos continuar avançando e criar novos modelos de negócios, mas isso requer tempo, dinheiro e imaginação. Felizmente, somos cada vez mais criativos nessas áreas, e acredito que muito do que veremos no futuro ainda não foi inventado. Nossos clientes têm ideias, e nosso papel é ajudá-los a transformar esses projetos em realidade. Talvez seja necessário desenvolver uma forma de cooperação entre diversos protagonistas do mercado, por exemplo para definir novos padrões", explicou Marc Prieur, presidente da Aptar Beauty + Home ao site Premium Beauty News.