Brazil Beauty News - Como o senhor descreveria a estratégia global desenvolvida atualmente pela Aptar Beauty + Home?

Xavier Joseph - O foco da Aptar, de maneira geral, é transformar ideias em soluções que facilitem o dia a dia das pessoas. Portanto, a divisão Beauty + Home prioriza várias linhas estratégicas, de forma a se posicionar como o melhor parceiro das marcas de prestígio do setor de beleza. Essas linhas são: primeiro, os perfumes, abrangendo desde a categoria premium até a categoria masstige (aliás, um segmento cujo padrão está cada vez mais alto, e a Aptar busca acompanhar esse movimento); em seguida, os cuidados da pele, uma categoria de cosméticos de importância crescente para a Aptar, presente em produtos de luxo, tratamentos anti-idade e sobretudo dermocosméticos, segmento em que nos posicionamos como um parceiro de primeiro plano; outra linha estratégica é a valorização do mercado de massa, que vem integrando o conceito de design ecológico como resposta aos novos modelos de consumo, com soluções originais e sustentáveis que constituem um avanço para o setor.

No âmbito da transformação digital dos mercados, estamos também nos empenhando para que muitas das nossas soluções sejam compatíveis com o comércio eletrônico.

Por último, a novidade é que nossa oferta é reforçada por serviços complementares no segmento de dispensers e embalagens airless – graças, mais uma vez, aos recursos digitais.

Brazil Beauty News - Poderia falar mais sobre esses serviços?

Xavier Joseph - Temos usado os recursos digitais para conhecer melhor os consumidores e para explorar temas mais técnicos. Concretamente, em colaboração com agências parceiras, estamos conectados a fóruns de discussão que nos dão acesso a milhares de conversas, oferecendo uma fonte preciosa de informações organizadas por temas e por categorias. E essas informações podem ser colocadas à disposição de nossos clientes.

Quanto ao aspecto técnico, trabalhamos com a startup Monolith, especialista na área de algoritmos, IA e modelos preditivos, a fim de eliminar eventuais riscos que possam surgir nos programas de desenvolvimento de novos produtos dos nossos clientes. Futuramente, com o aperfeiçoamento dos algoritmos, e a partir da busca de correspondência entre as características reológicas de uma fórmula e os tipos de bombas disponíveis em nosso catálogo, poderemos prever as chances de compatibilidade e de funcionalidade. Trata-se de um enorme diferencial, pois permitirá que os clientes lancem seus produtos no mercado com maior rapidez.

Para completar, a Aptar adquiriu uma participação no capital da startup chinesa YAT, que tem a particularidade de associar fórum de influenciadores, vendas on-line e concepção e desenvolvimento de produtos por demanda. O objetivo é integrar nossas soluções de embalagem à fase de desenvolvimento de produtos e, paralelamente, conhecer melhor os clientes, saber o que dizem os influenciadores e observar as interações entre embalagens e fórmulas.

Brazil Beauty News - Como a Aptar vê a associação entre inovação e design ecológico das embalagens?

Xavier Joseph - Partindo do que é mais óbvio e o que oferece acesso relativamente fácil, existem três abordagens principais.

A primeira é desenvolver produtos totalmente recicláveis, com prioridade para bombas monomaterial, a exemplo da mais recente bomba da linha Future, inteiramente em PE reciclável, e de todas as nossas embalagens airless. De acordo com essa abordagem, as inovações devem respeitar os princípios de design ecológico para facilitar a reciclagem. A segunda abordagem consiste em oferecer soluções que integrem plásticos PCR, e a terceira é disponibilizar soluções de refil ou de reúso. É o caso de algumas de nossas bombas para perfumes com encaixe rosqueado, de nossos batons com refil e de nossas soluções airless premium Serumony Reload e Gaïa, ambas recarregáveis. Ao longo do ano, apresentaremos outros projetos. Vale ressaltar que estamos falando de um setor extremamente ativo, em que as empresas estão sempre testando alguma coisa. Nosso objetivo é nos posicionar nessa cadeia de valor, em função dos resultados das experiências.

Além disso, nem todas as regiões do mundo têm os mesmos modelos de economia circular. Por exemplo, na Europa o sistema de venda a granel nas lojas é mais desenvolvido do que em outros continentes. A consciência em relação à sustentabilidade é mais acentuada na Europa. Já nos Estados Unidos, os consumidores continuam priorizando a relação custo-benefício e a praticidade. Na China, a questão da sustentabilidade afeta principalmente as classes sociais que podem se dar ao luxo de ter esse tipo de preocupação. No entanto, sabemos que a regulamentação pode mudar de um dia para o outro a pedido do governo. Trata-se de uma possibilidade real, para a qual o setor está se preparando.

Toda a indústria está em estado de alerta, mas a Aptar, por ter um porte suficientemente significativo, conseguiu implementar processos capazes de gerenciar essas instabilidades do mercado. Além disso, desenvolvemos excelentes relações de parceria com fornecedores e clientes, de forma a absorver esse impacto tanto quanto possível. A história da Aptar, a expertise que ela desenvolveu em seu setor de atividade e a qualidade das relações com seus interlocutores permitem lidar melhor com essa volatilidade.

O nome Aptar vem do latim aptare, que significa adaptar-se. Historicamente, éramos uma empresa regional e ainda hoje mantemos cadeias de abastecimento regionais, o que nos faz contar com uma estrutura mais sólida do que a de alguns concorrentes que deslocalizaram tudo para a Ásia.

Brazil Beauty News - O senhor entrou para o Grupo em abril do ano passado. Como o senhor descreve o seu trabalho?

Xavier Joseph - Na qualidade de vice-presidente de Global Innovation, minha missão é fazer com que a Aptar fale sempre a linguagem dos consumidores e dos clientes; é garantir que as soluções desenvolvidas pela empresa sejam pertinentes em relação à realidade do dia a dia das pessoas, tanto hoje como no futuro. E como fazer isso? Injetando informações sobre os consumidores nas etapas iniciais do trabalho de inovação, de forma que os temas e as ideias principais não reflitam unicamente as características técnicas. Com isso, cultivamos uma autêntica parceria de inovação com os clientes, e não uma relação de mero fornecedor de componentes. Minha missão é também cuidar de tudo o que se refere à comunicação e ao marketing digital, de maneira que seja um veículo de soluções para os consumidores. Esse vínculo Consumer to Business, ou CtoB, consiste em falar a linguagem das consumidoras, criar para elas conteúdos sobre soluções que facilitam a vida, levando-as a se interessar pelos aspectos técnicos.

Por fim, tenho também a missão de promover a "fertilização cruzada" de recursos gerados por outros segmentos do Grupo, em particular da área farmacêutica. Saúde e beleza andam de mãos dadas, e a Aptar pretende cada vez mais criar passarelas entre esses dois setores, com uma visão ampliada de nossas soluções no segmento de dispensers, reforçadas por soluções digitais desenvolvidas com o objetivo de amplificar a experiência do usuário.